26 Dezembro 2016
Atualidade
Esta ação de formação de curta duração tem como destinatários Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Local: Escola Secundária D. Sancho I - V. N. Famalicão
Data: 28 janeiro 2017 das 9:00h às 13:00h
Faça AQUI a sua inscrição
(Exclusivo para sócios do SPZN - Gratuito)
Com esta ação pretende-se que os educadores e professores questionem a sua cultura docente, investindo no intercâmbio de práticas bem sucedidas e em aprendizagens mútuas, tendo em conta as características gerais das crianças do século XXI. A estratégia de formação exige repensar práticas pedagógicas e posturas organizacionais que estimulem e desenvolvam atitudes autónomas, participativas e colaborativas, com base em conceitos como reflexividade e autonomia, possibilitando a emergência de processos de ensino mais criativos e inovadores, incluindo o empreendedorismo, a todos os níveis de ensino e educação.
Com esta proposta ação pretende-se:
o Problematizar o paradigma cultural/educativo contemporâneo
o Focar o trabalho docente em processos de articulação e sequencialidade curricular em prol do desenvolvimento integral da criança e do aluno
o Permitir uma maior consciência do trabalho docente realizado e suas implicações
o Aumentar a sensibilidade pedagógica dos docentes envolvidos
o Desenvolver a cultura da cooperação entre pares.
o Estimular a competência formativa, implicando os docentes no questionamento e na reconfiguração de práticas profissionais
Formadora: Daniela Gonçalves | Currículo Vitae
Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, possui uma pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Entre 2006 e 2010 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional e realizou Doutoramento em Teoria e História da Educação, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo.
É investigadora integrada no Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e na Tecnologia Educativa.
É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Presidente do Conselho Pedagógico.
Colabora com várias escolas na região do grande Porto (Agrupamento de Escolas do Viso, Agrupamento de Escolas de Campo, Agrupamento de Escolas de Aver-O-Mar, Escola Secundária Augusto Gomes, entre outras) e com a equipa do Mais Sucesso Escolar, nomeadamente o Projeto Fénix (apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência), exerce funções de Perita externa no Agrupamento de Escolas do Cerco e colabora com a IGEC em atividades de Avaliação Externa de Escolas. É ainda Coordenadora Pedagógica do 1º CEB no Colégio Novo da Maia.
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