2 Março 2023
Atualidade
Perante a decisão do colégio arbitral de decretar “serviços mínimos” para as Greves marcadas para os dias 2 e 3 de março, na zona Norte e zona Sul respetivamente, as organizações sindicais optaram por reagendar duas grandes Manifestações para o dia 4 de março, uma no Porto e outra em Lisboa.
Contudo, tal não impediu uma massiva adesão aos protestos que decorreram hoje, dia 2 de março, data em que foi decretada Greve dos Professores na zona norte, com incidência nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
De facto, foram muitos os professores e educadores que, mesmo em cumprimento dos “serviços mínimos”, aderiram aos protestos, comparecendo nas concentrações que tomaram lugar em frente aos estabelecimentos escolares, ao longo do dia e em determinados períodos (início dos períodos letivos e intervalos), contando com a presença dos dirigentes da FNE e do SPZN.
Limitando-se ao estrito cumprimento dos serviços para que foram convocados, estes professores manifestaram a sua vontade de adesão à greve usando um autocolante que os identificava como estando nessa situação.
Amanhã, dia 3 de março, será a vez da Greve se realizar a Sul. Posteriormente, dia 4 de março (sábado) a classe docente vai novamente procurar fazer-se ouvir, através das Manifestações que vão decorrer em Lisboa e no Porto, ambas às 15:30 horas.
O SPZN garante o transporte aos seus sócios, para a manifestação do Porto, bastando para tal fazerem a inscrição em qualquer delegação regional. O ponto de encontro será na Praça do Marquês, seguindo-se depois a marcha para os Aliados.
Veja aqui a galeria de fotos dos protestos que decorreram em frente às escolas:
Notícias Relacionadas
A Escola Pública entre desafios antigos e novos caminhos
Ano após ano, regressamos sempre ao mesmo ponto: a falta ...
9 Setembro 2025
2.ª Reserva de recrutamento
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não...
5 Setembro 2025
Mensagem de Pedro Barreiros, na abertura do ano escolar 2025/2026
Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE e Presidente do SP...
1 Setembro 2025