10 Janeiro 2019
Atualidade
A Federação Nacional da Educação (FNE) lança no próximo dia 11 de janeiro, sexta-feira, a iniciativa "942 - SÓ QUEREMOS O QUE É NOSSO". Esta campanha, que vai percorrer as dezoito capitais de distrito do Continente, e que arranca no Porto, na Praça da Liberdade, consiste no desfraldar de uma enorme bandeira em que a mensagem '942 - Só queremos o que é nosso' receberá o apoio de centenas de docentes que a vão assinar.
Esta bandeira seguirá depois para Bragança e prosseguirá uma viagem que a vai conduzir às diferentes capitais de distrito e que vai terminar em Lisboa, dia 8 de fevereiro, em frente à Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em São Bento. Com esta ação, a FNE visa mostrar ao Governo e ao Ministério da Educação que não desiste de lutar pelo direito da recuperação integral do tempo de serviço congelado aos professores portugueses.
A FNE sublinha com esta atividade a total disponibilidade para o retomar das negociações com o Governo, mas também a intransigência na luta pelo objetivo de a contabilização do tempo de serviço, tal como acontece em relação às carreiras gerais da Administração Pública, ser de 9 anos, 4 meses e 2 dias e em cumprimento do que estabelece a Lei do Orçamento de Estado para 2018.
Para a FNE seria inadmissível que o Governo quisesse repetir em 2019 a estratégia que adotou em 2018, o que, a acontecer, constituiria uma atitude de desrespeito inaceitável, quer em relação à Assembleia da República, quer em relação aos Educadores e Professores portugueses.
Pela nossa parte, a campanha "942 - Só queremos o que é nosso" é a nossa bandeira para denunciar todas as situações que não constituam o cumprimento, pelo Governo, da responsabilidade que agora lhe foi de novo entregue e de na sequência, adotar as medidas que forem adequadas.
Nós não desistimos do que é de direito e de justiça. Não abdicaremos de um único dia dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de trabalho efetivo que tem de ser recuperado.
Convidamos todos os órgãos de comunicação a acompanhar esta iniciativa.
Datas e locais de dinamização:
15:45h - Concentração na entrada do Centro Escolar da Sé.
17:00h - Largo dos Correios - Ação junto da população.
08:00h - EB23 João Afonso de Aveiro (Agrupamento de Escolas de Aveiro)
11:00h - Cais da Fonte Nova
8:00h - 10:00h - Escola Sec Francisco Rodrigues Lobo
11.00h - Praça Luís de Camões (Praça do Papa)
Porto, 10 de janeiro de 2019
A Comissão Executiva
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir
Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...
16 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024