14 Outubro 2020
Atualidade
Numa primeira abordagem à proposta de Lei de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo na Assembleia da República, e sem prejuízo de uma apreciação consistente que está a elaborar e que apresentará oportunamente, a FNE e o SPZN consideram que este documento não apresenta as respostas que a situação de emergência exige.
As medidas que identifica são insuficientes para os problemas que se conhecem; não estão determinadas medidas de intervenção estratégica que permitiriam o rejuvenescimento dos docentes, a eliminação da precariedade e a atratividade da carreira docente. O que resulta desta proposta de Orçamento de Estado é que se continuam a adiar as soluções dos problemas estruturais e que a aposta na educação e na formação se esgota no discurso, por insuficiência de recursos atribuídos.
O Governo assinala como positivo o crescimento de verbas para a Educação neste Orçamento de Estado em relação a anos anteriores; a verdade, no entanto, é que as verbas agora inscritas não atingem nem os valores de orçamentos que no passado já foram atribuídos a este setor, como não correspondem ao valor percentual que todas as instituições internacionais reconhecem como essencial e que deve atingir o valor de 6% do PIB, como a FNE e o SPZN têm sublinhado sistematicamente.
Mas, se globalmente esta proposta não atinge os valores que o investimento na Educação e na Formação exigem, também em múltiplos aspetos ela se revela muito insuficiente.
Não são suficientes os 3300 professores que o Governo anuncia que vai afetar para tarefas específicas de recuperação e consolidação de aprendizagens – menos de um professor por escola, e sem que se identifique um qualquer estudo de necessidades que aponte para este número, pelo que este não é mais do que um anúncio sem consistência.
A proposta inclui ainda a renovação da intenção de disponibilizar computadores, conetividade e recursos digitais para alunos e professores, ignorando por completo a necessidade de contratação de técnicos que assegurem a atualização, a manutenção e a segurança, pelo que os equipamentos obsoletos continuarão inoperacionais e os novos que forem adquiridos rapidamente deixarão de poder ser utilizados.
Estas são medidas que, sendo anunciadas, não constituem as respostas adequadas às circunstâncias que vivemos, nem melhoram as perspetivas de funcionamento do nosso sistema educativo.
O Governo também falha na apresentação de medidas com visão estratégica que conduzam ao estabelecimento de um sistema de educação e formação de qualidade e valorizador dos seus profissionais, nomeadamente por não contemplar medidas que contribuam para o efetivo rejuvenescimento dos docentes portugueses e que deveria incluir medidas específicas de acesso à pré-reforma; por não estabelecer políticas de estabilidade e que eliminem a precariedade entre os educadores e professores portugueses, especificamente pela dotação plena dos quadros das nossas escolas e por condições de conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar; por não prever medidas de atratividade da carreira docente e das suas condições de exercício profissional ou de apoio às colocações nas periferias, incluindo a consideração de todo o tempo de serviço prestado para efeitos de desenvolvimento da carreira; por esquecer a continuação de uma política que deveria ser consistente para a redução do número de alunos por turma.
Em tempo oportuno, a FNE apresentou ao Governo três documentos com propostas concretas de medidas de valorização do sistema de ensino e dos seus profissionais que constituem o nosso referencial para a apreciação da proposta de Orçamento de Estado que o Governo acaba de apresentar.
Ora, a nossa apreciação genérica e imediata, sem prejuízo de continuarmos a análise deste documento, traduz-se numa enorme insatisfação pela incapacidade do Governo para adotar políticas adequadas para um sistema de educação e formação de qualidade.
Porto, 14 de outubro de 2020
Orçamento de Estado 2021 - Página de internet: https://oe2021.gov.pt/
https://oe2021.gov.pt/areas-governativas/educacao/
https://oe2021.gov.pt/areas-governativas/ciencia-tecnologia-e-ensino-superior/
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir
Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...
16 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024