20 Abril 2023
Atualidade
No dia em que se realiza mais uma ronda negocial com o Ministério da Educação (ME), a greve dos professores chega ao distrito de Viana do Castelo, com os profissionais da educação do Alto Minho a aproveitarem a data para enviar uma mensagem clara ao ME: “não desistimos” enquanto o nosso trabalho não for reconhecido e valorizado.
Assim, hoje, dia 20 de abril, o SPZN juntou-se aos cânticos de protesto que começaram a ser entoados pelas 12 horas, em frente à Escola EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, em Viana do Castelo.
Às 15 horas, a luta continuou no Largo da Estação, na “pérola minhota”, onde decorreu a concentração de centenas de Professores, em manifestação contra o anteprojeto apresentado pelo ME, que é discriminatório, injusto e excludente, gerando ainda mais assimetrias. Por volta das 16 horas, os docentes de escolas dos 10 concelhos do distrito iniciaram um desfile pela Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, onde o trânsito parou durante uma hora.
Concluído na Praça da Liberdade, ao desfile seguir-se-ia um momento de silêncio de seis minutos, seis segundos e 23 centésimos, fazendo referência ao tempo de serviço trabalhado pelos professores e não contabilizado (6 anos, 6 meses e 23 dias).
Perante estes problemas que se têm vindo a adensar, sem qualquer perspetiva de abertura para negociação por parte do Governo, os professores prometem continuar em luta. Amanhã, dia 21 de abril, os protestos prosseguem em Setúbal, com a greve a iniciar – como acontecerá nos restantes distritos – pelas 12 horas. Na zona norte, a próxima greve decorre no dia 8 de maio, no distrito de Bragança, seguindo-se Braga (9) e Aveiro (11).
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir
Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...
16 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024