22 Novembro 2024
Atualidade
Isabel foi surpreendida, esta sexta-feira, pela informação da taxa de retenção de IRS no recibo do vencimento que lhe caiu na conta este mês. Está lá plasmada uma taxa de retenção na fonte de 44,34% e ela não ganha 20 mil euros brutos mensais para ver a taxa máxima aplicada ao seu salário. A professora Isabel ganha pouco mais de 2.130 euros brutos, é solteira e não tem filhos.
No recibo de salário de novembro, além do salário, tem também o subsídio de Natal, 114 euros de subsídio de refeição e os acertos por causa da recuperação do tempo de serviço e da consequente subida de escalão, com retroativos a setembro. No total, em termos brutos, são 5.047 euros e mais de 1500 euros só para o IRS.
Queixas semelhantes às de Isabel repetem-se nos grupos de professores nas redes sociais Facebook e Instagram. Isaac, professor do 2.º ciclo, casado e com dois filhos, tem um salário de 2.300 euros e recebeu este mês o subsídio de Natal, o subsídio de alimentação e um total de 325 euros de acertos por reposicionamento na carreira. No caso dele, uma taxa de retenção de 44,68% resulta em mais de 1.500 euros de desconto só para o IRS.
Pedro Barreiros, secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE), conta que já recebeu “várias” queixas de professores preocupados e indignados. “Parece-me que está a acontecer em várias escolas, mas não em todas. Há professores em que está tudo certo e há outros com taxas de retenção na fonte absurdas”, diz o dirigente sindical.
“Podemos dizer que quando for feito o IRS e forem feito os acertos, lá para meados do ano que vem, estes professores vão receber este dinheiro de volta. Mas as pessoas estavam a contar com este dinheiro nesta época natalícia e sabemos que é nestas alturas que as pessoas pagam seguros, revisões de carros e outras despesas extraordinárias”, argumenta Pedro Barreiros.
Ler notícia completa AQUI
Notícias Relacionadas
Abertura da Conferência de Organização SPZN 2025
Caros colegas, dirigentes, delegados sindicais e convidados,...
25 Maio 2025
21 de maio 2025: Um ano depois de uma conquista histórica para os docentes portugueses
Faz hoje precisamente um ano que a Federação Nacional da...
21 Maio 2025
Mulher, Professora, Mãe – Três Dimensões de uma Só Força
Neste Dia da Mãe, o Sindicato dos Professores da Zona Norte...
4 Maio 2025
O SPZN participou na celebração do 1.º de maio, da UGT
O 1º Maio - Dia do Trabalhador foi celebrado este ano pel...
2 Maio 2025