SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

"A luta vale a pena, quando é feita com responsabilidade, proposta e ação": Uma tarde de emoções fortes em manifestação pela MpD


22 Julho 2023

Atualidade

A FNE promoveu, na tarde desta sexta-feira (dia 21 de julho), uma concentração de Professores, Educadores e dirigentes sindicais, em frente ao Ministério da Educação (ME), exigindo a revisão urgente do regime especial da Mobilidade por Doença (MpD), fruto das alterações feitas com o Decreto-Lei n.º 41/2022, de 17 de junho.

No decorrer da manifestação, as cerca de duas centenas de manifestantes presentes aprovaram a resolução que visa a instauração de um regime justo e com regras claras da MpD e a consequente alteração do DL 41/2022. Posteriormente, a FNE foi recebida no ME pelo chefe de gabinete do Ministro da Educação, Jorge Morais, e a subdiretora-geral da Administração Escolar, Joana Gião, tendo a FNE entregado a resolução aprovada previamente.

Enquanto decorria a reunião, recebia-se a notícia da saída das colocações de resposta aos pedidos de MpD e, à porta do ministério, as emoções vibravam alto, variando entre lágrimas de alegria e alívio para os que conquistaram a aproximação à residência e lágrimas de frustração e revolta daqueles que continuam a ver a sua vida e saúde posta em suspenso, por, mais uma vez, serem colocados longe de casa.

Anabela Fernandes, sócia do SPZN, foi a cara desta manifestação, tendo provado, contra todas as adversidades - impostas pelo ME e pela própria doença -, que valerá sempre a pena continuar a lutar por condições mais justas para os professores em mobilidade por doença. Tendo sido admitida e ficado colocada em Bragança, na cidade onde reside, o alívio e alegria eram visíveis. Contudo, não escondeu, também, a empatia pela desilusão das dezenas de professores que ali se encontravam e que não haviam sido colocados, servindo-se do exemplo dos mesmos para reforçar a necessidade de não se desistir de apresentar propstas por uma profissão mais justa.

À saída da reunião, Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, anunciava aquilo que considera serem “duas conquistas muito positivas”. “O ME vai abrir, o mais rapidamente possível, um processo de avaliação da identificação da eficácia das medidas e quer isto dizer que o ME está a fazer um apanhado de tudo o que são os dados comparativos do ano anterior e deste ano para perceber o que acontece a cada um dos candidatos e vai também - e é uma conquista nossa de hoje - finalmente haver a alteração da capacidade de acolhimento, deixando de ser por grupos disciplinares", informou.

Nesta que foi uma tarde marcada por protestos, emoções fortes e conquistas significativas para os professores em mobilidade por doença, o SG da FNE reforçou que "podíamos estar aqui hoje sem conquistas, mas provou-se que a luta vale a pena, mas vale a pena quando é feita com responsabilidade, proposta e ação”, concluiu.

Concentração em frente ao ME pela Mobilidade por Doença

Notícias Relacionadas

Prorrogada a data de entrega de trabalhos do Concurso

Prorrogada a data de entrega de trabalhos do Concurso "Era Uma Vez… o 1º de Maio" - 22 de abril

TEMA: VONTADE DE SER PROFESSOR A Federação Nacional da ...

17 Abril 2025

Manifesto da Esperança

Manifesto da Esperança

Pelo Reconhecimento Integral da Carreira Docente e a Esper...

12 Abril 2025

Ranking das Escolas 2025

Ranking das Escolas 2025

Os resultados do mais recente Ranking da Superação das Esc...

4 Abril 2025

Conselho-Geral do SPZN aprova Relatório de Atividades e Contas de 2024

Conselho-Geral do SPZN aprova Relatório de Atividades e Contas de 2024

O Conselho-Geral do Sindicato dos Professores da Zona Norte ...

29 Março 2025

Voltar