9 Abril 2021
Atualidade
A Internacional da Educação (IE) e a UNESCO lançaram uma pesquisa global para avaliar a disponibilidade dos professores para promover uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) e para a Cidadania Global (GCED). A pesquisa visa educadores e professores dos ensinos Básico e Secundário e está disponível em doze línguas, incluindo o português, de um a 25 de abril do corrente ano.
O estudo é realizado no âmbito do acompanhamento da meta 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos teóricos e práticos necessários à promoção do desenvolvimento sustentável.
A pesquisa visa compreender as experiências dos professores no ensino de quatro tópicos em particular: mudança climática, consumo e produção sustentáveis, direitos humanos e igualdade de género e diversidade cultural e tolerância.
O objetivo é medir a perceção dos educadores e professores sobre as suas capacidades individuais (motivação e competências) e em que medida se consideram empoderados e capacitados (pelas escolas e sistemas de ensino) para lecionar aqueles temas, que são cruciais para a realização de todos os outros 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A pesquisa pretende respostas a questões como “Até que ponto e como os professores estão a ensinar esses tópicos atualmente?”, “Quais são os obstáculos que eles encontram?”, “De que forma o ensino desses tópicos foi afetado pela pandemia COVID-19?” ou “Como é que poderiam ser melhor apoiados?”
Atualmente, existem dados limitados sobre até que ponto os governos cumprem os seus compromissos de garantir uma Educação de Qualidade para o Desenvolvimento Sustentável e A Cidadania Global para Todos. Foi neste sentido que a IE propôs este projeto para ajudar a preencher essa lacuna, tendo em mente que a perspetiva dos professores é essencial para avaliar, com precisão, o progresso feito por cada país para atingir a meta 4.7 do ODS.
A IE usará os resultados da pesquisa para advogar por melhores políticas e maior apoio aos professores, para que possam ministrar esses tópicos nos sistemas educativos em todo o mundo.
Se é um educador ou professor, do Ensino Básico ou Secundário, use o seguinte link para responder à pesquisa e compartilhá-la nas suas redes:
https://survey.alchemer.eu/s3/90310926/EI-UNESCO-teacher-survey
fonte: https://bit.ly/31CHVhJ
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir
Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...
16 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024