4 Janeiro 2021
Atualidade
Os estudantes portugueses regressam hoje às aulas, depois de um período de férias que contou com algum alívio das restrições relacionadas com a covid-19, no Natal, e em que os contactos, presumivelmente, aumentaram.
Os representantes dos pais e dos directores de escolas estão confiantes, mas a Federação Nacional de Educação (FNE) defende que “devem ser revistas as condições em que a actividade lectiva irá continuar”.
O apelo é de João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, depois de ter visto gorado o seu pedido para que o arranque do 2.º período fosse adiado pelo menos por uma semana.
“A resposta do primeiro-ministro foi pública, dizendo que não haveria alteração de calendário. Mas nós continuamos a insistir na necessidade de as autoridades fazerem uma avaliação.
Não queremos retomar Março [de 2020, quando as escolas encerraram], mas deviam ser revistas as condições em que a actividade lectiva irá continuar”, diz ao PÚBLICO.
O responsável da FNE está preocupado com o impacto que a nova estirpe do SARS-CoV-2 — primeiro detectada no Reino Unido, e que já chegou à Madeira e a Portugal continental — poderá ter, já que se estima que ela promova um maior contágio, e também com o facto de a avaliação da pandemia no período festivo do final de Dezembro só ser feita no dia 12, no Infarmed.
Apesar de defender que “quem tem de ter opinião são as autoridades de saúde”, não deixa de expressar o que a FNE gostaria de ver em vigor nos próximos dias: “Não retomarmos esta semana as actividades lectivas presenciais e garantir que o regime híbrido passaria a ser regra, pelo menos, no secundário.”
Em alguns concelhos da Guarda, Madeira e Açores, as aulas arrancarão à distância em alguns ciclos por causa da pandemia, sendo que essa decisão partiu da DGS e dos responsáveis políticos.
Fonte: Público -4 janeiro 2021 - P. C .
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir
Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...
16 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024