SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

Vacinação e menos alunos por turma: as recomendações da OMS e UNICEF para o próximo ano letivo


30 Agosto 2021

Atualidade

Vacinação e menos alunos por turma: as recomendações da OMS e UNICEF para o próximo ano letivo

Todas as escolas na Europa e Ásia Central devem permanecer abertas e tornar-se o mais seguras possíveis, pedem as organizações

 

Setembro é mês de regressar às aulas em toda a Europa e, à semelhança do ano anterior, a pandemia está a colocar vários desafios às escolas em todo o mundo. 

Com a variante Delta dominante e altamente transmissível, o Escritório Regional da OMS para a Europa e o Escritório Regional da UNICEF para a Europa e Ásia Central apelam a que todas as escolas se mantenham abertas, minimizando os prejuízos para os estudantes afetados pela pandemia, e que se tornem mais seguras, adotando medidas para minimizar a transmissão do vírus. 

As medidas de segurança propostas passam por vacinar professores e restantes colaboradores, vacinar crianças com 12 ou mais anos e que tenham condições médicas que aumentem significativamente o risco de desenvolver doenças graves, melhorias no ambiente escolar através de melhor ventilação das salas de aula, criação de turmas de menor dimensão sempre que possível, distanciamento social obrigatório e testes regulares das crianças e do pessoal docente.


A pandemia causou a perturbação mais catastrófica da educação na história. Por conseguinte, é crucial que a aprendizagem em sala de aula continue sem interrupções em toda a Europa. Isto é de extrema importância para a educação, a saúde mental e as competências sociais das crianças, e para que as escolas ajudem a munir os mais novos com as capacidades necessárias para serem membros felizes e produtivos da sociedade"
, explica Hans Henri P. Kluge, Director Regional da OMS para a Europa.


A OMS e a UNICEF apelam a que todos recebam a vacinação completa, lembrando que a elevada incidência da covid-19 nas comunidades torna a transmissão nas escolas mais provável. 


"A pandemia não acabou. Todos temos um papel a desempenhar para assegurar que as escolas permaneçam abertas em toda a região. As crianças e os jovens não podem correr o risco de ter mais um ano de aprendizagem com interrupções. A vacinação e as medidas de proteção em conjunto ajudarão a evitar um regresso aos dias mais negros da pandemia, com quarentenas em que as crianças sofreram com perturbações na aprendizagem",
afirma Philippe Cori, director regional adjunto da UNICEF Europa e Ásia Central.


Para ajudar a manter as escolas abertas e mais seguras, a OMS, UNICEF e a UNESCO aprovaram um conjunto de oito recomendações, destinadas aos 53 Estados-Membros da Região Europeia da OMS:

  1. As Escolas devem estar entre os últimos lugares a fechar e os primeiros a reabrir.
  2. Deve ser colocada em prática uma estratégia de testes.
  3. Devem ser asseguradas medidas eficazes de mitigação de riscos.
  4. Deve proteger-se a saúde mental e o bem-estar social das crianças.
  5. Devem proteger-se as crianças mais vulneráveis e marginalizadas.
  6. Deve ser melhorado o ambiente escolar.
  7. As crianças e adolescentes devem ser envolvidos na tomada de decisões.
  8. Deve ser implementada uma estratégia de vacinação destinada a manter as crianças na escola

Notícias Relacionadas

“É muito bom poder contar com a ESPERANÇA!”

“É muito bom poder contar com a ESPERANÇA!”

Neste momento decisivo para o futuro da Educação em Portug...

22 Abril 2025

Prorrogada a data de entrega de trabalhos do Concurso

Prorrogada a data de entrega de trabalhos do Concurso "Era Uma Vez… o 1º de Maio" - 22 de abril

TEMA: VONTADE DE SER PROFESSOR A Federação Nacional da ...

17 Abril 2025

Manifesto da Esperança

Manifesto da Esperança

Pelo Reconhecimento Integral da Carreira Docente e a Esper...

12 Abril 2025

Ranking das Escolas 2025

Ranking das Escolas 2025

Os resultados do mais recente Ranking da Superação das Esc...

4 Abril 2025

Voltar