secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Ação de formação sobre a Voz dos docentes...


28 Outubro 2016

Destaques

Ação de formação sobre a Voz dos docentes...

Domínio sobre os recursos vocais - Desenvolver competências enquanto comunicadores e utilizadores da voz

O Centro de Formação Profissional do SPZN - CFProf realizou no dia 29 de outubro de 2016 no Porto (Auditório do SPZN) uma ação de formação de curta duração que teve como destinatários, Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, com a temática "Domínio sobre os recursos vocais - Desenvolver competências enquanto comunicadores e utilizadores da voz".


Na atividade profissional do professor, a voz tem um papel importantíssimo enquanto fonte de informação e meio de captação da atenção do aluno. Quanto melhor projetada, expressiva e adequada for a voz, melhor cumpre a sua função na comunicação. No entanto, para que essa adequação ao ambiente de trabalho exista sem prejuízos ao nível da voz, é necessário domínio completo sobre os recursos vocais.


As pessoas que dependem da sua voz para exercer as suas atividades profissionais têm maior risco de desenvolver patologias vocais, especialmente em contextos com ruído de fundo e condições ambientais difíceis. No caso dos professores, diversos estudos demonstram que mais de 50% dos professores acabam por apresentar problemas vocais no decurso da sua vida profissional ativa. No ano de 2014 mais de 56% de professores da região Norte identificaram problemas de voz com sintomas variados, bem como uma elevada necessidade de aperfeiçoar o modo de utilização vocal. Deste modo, uma das preocupações com que se defronta grande parte dos docentes ao longo da carreira é a manutenção de uma voz saudável, já existindo vários indicadores científicos da necessidade de desenvolver e implementar programas de prevenção para a saúde vocal em grupos específicos de risco, como os professores, não apenas num momento isolado da sua carreira, mas continuamente.


Nesta ação, que contou com a participação de cerca de 40 educadores e professores, introduziram-se práticas de prevenção, proteção, treino e aperfeiçoamento da voz, identificaram-se modalidades de prevenção, aperfeiçoamento e reabilitação da voz e foram explorados os principais fatores que influenciam o bem-estar vocal.

 

GALERIA DE FOTOS

 


A ação foi assegurada pela Mestre Ana Andrade, terapeuta da fala com prática privada em voz, patologia vocal e voz profissional, formadora no âmbito da voz profissional e em projetos de sensibilização e formação em contexto escolar e em ações para professores e educadores na área da voz e comunicação desde 2012. Licenciada em Terapia da Fala (ESTSP-IPP) e Mestre em Ciências da Comunicação (ICS-UM). Certificada em Programação Neurolinguística e Coaching. Formadora certificada (CCP), acreditada no domínio de Educação para a Saúde e formada no método Estill Voice Training System (nível I e II).

Contou ainda com a colaboração da professora de canto, Inês Viladelprat, licenciada em canto pela ESMAE – Porto. Integrou o estúdio de ópera da Casa da Música do Porto e que atualmente frequenta o curso de Terapia da Fala da ESTSP – Porto.

Lecionou canto no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, no curso complementar de canto, no curso profissional de canto e no curso profissional de teatro em regime de curso livre. Atualmente é professora de canto e de classe de conjunto da Academia Musical dos Amigos das Crianças – Escola de Música Guilhermina Suggia. Como regente, dirigiu e adaptou a ópera “Vamos construir uma cidade” de P. Hindemith, o musical “Os aristogatos” e o musical “Peter Pan”. Colaborou como preparadora vocal em vários projetos musicais.

 

Para breve estão previstas mais novidades sobre esta temática, podendo todos os interessados, fazer desde já, a inscrição online na Ação de Formação "VOZ E COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA: TÉCNICAS DE PREVENÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS VOCAIS E COMUNICATIVOS" que se irá realizar em Vila Real, Braga, Viana do Castelo e Vila Nova de Famalicão, nos meses de fevereiro, maio, abril e junho, respetivamente.

 

 


Notícias Relacionadas

Resultados do inquérito às direções de Agrupamentos e escolas não agrupadas

Resultados do inquérito às direções de Agrupamentos e escolas não agrupadas

A Comissão Executiva da FNE reuniu esta manhã e analisou...

2 Outubro 2024

Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 02

Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 02

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não C...

9 Setembro 2024

Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01

Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01

Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01  02-09-2024 ...

2 Setembro 2024

Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – Reclamação

Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – Reclamação

Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – R...

29 Agosto 2024

Voltar