29 Abril 2020
Destaques
Foi no dia 30 de abril de 1974 que se formou o SPZN – Sindicato dos Professores da Zona Norte, o primeiro Sindicato constituído na nossa democracia.
“A luta contra a lei da unicidade sindical e contra as várias tentativas de colocar o SPZN ao serviço das teses do Partido Comunista; as batalhas pelo reconhecimento dos sindicatos como interlocutores únicos na negociação das condições de trabalho dos professores; o combate ao desemprego, por um sistema transparente de concursos, pela dignificação da carreira docente, pela melhoria da qualificação dos professores, pelo alargamento dos quadros e pelo fim da instabilidade profissional, configuram apenas alguns dos exemplos do esforço de dirigentes e sócios do SPZN em prol de um sindicalismo democrático, livre, solidário e independente. E com um só objetivo: dignificar o papel do professor na sociedade portuguesa.”
Ao longo destes 46 anos o SPZN esteve sempre na linha da frente trabalhando, lutando, propondo, privilegiando o diálogo e a negociação, mas, não se furtando à luta, quando necessária, para obter uma carreira digna e melhores condições de trabalho para todos os Professores e educadores.
“Desde a fundação, no SPZN, todos sabem que há reivindicações a fazer, propostas a apresentar, compromissos a honrar. E sobretudo desafios a ganhar”
Tínhamos previsto realizar um conjunto de iniciativas para comemorarmos os 46 anos do SPZN. A situação difícil e complexa em que vivemos não nos permite celebrar, como gostaríamos, os 46 anos do nosso SPZN.
Neste dia tão carregado de simbolismo para todos nós, saudamos e elogiamos todos os associados do SPZN que, uma vez mais, se adaptaram a novas formas de trabalho com os seus alunos, mostrando que são profissionais competentes e disponíveis para as mudanças necessárias.
“Para o SPZN só há uma maneira de construir um sindicato forte: com paixão pela defesa dos professores e da Educação, determinação em ultrapassar obstáculos e tenacidade em atingir objetivos…”
Parabéns a todos os que ao longo dos últimos 46 anos ajudaram a fazer do SPZN a grande referência no movimento sindical docente em Portugal.
Viva o SPZN.
Viva os Professores portugueses.
Lucinda Manuela Dâmaso
Notícias Relacionadas
Resultados do inquérito às direções de Agrupamentos e escolas não agrupadas
A Comissão Executiva da FNE reuniu esta manhã e analisou...
2 Outubro 2024
Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 02
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não C...
9 Setembro 2024
Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01
Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01 02-09-2024 ...
2 Setembro 2024
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – Reclamação
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – R...
29 Agosto 2024