1 Janeiro 2000
Destaques
O MEC acaba de impor alterações ao regime de avaliação dos alunos do ensino básico. Trata-se de uma decisão inoportuna, desnecessária e sem consenso.
Trata-se de uma medida desnecessária, porque não se justifica sem ser integrada num amplo debate nacional sobre a avaliação dos alunos, claramente justificado por tudo quanto tem sido estudado em termos de níveis de insucesso e retenção que marcam muito negativamente o nosso ensino básico.
Finalmente, é absolutamente inaceitável que decisões desta natureza e conteúdo sejam assumidas à margem de parceiros que nelas deveriam ser envolvidos. As associações científicas, a comunidade científica, os pais e encarregados de educação e fundamentalmente os professores – afinal os que têm de ser mobilizados para a implementação da medida – foram inteiramente ignorados, o que, como é lógico, só induz desconfiança e resistência, que é tudo do que a Educação não precisa.
Deste modo, a FNE lamenta esta decisão, quer quanto ao processo que a ela conduziu, quer quanto ao seu conteúdo.
FNE – 23 set 2015
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