secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Programa de português e metas curriculares (a aguardar acreditação)


1 Junho 2015

Formação

Programa de português e metas curriculares (a aguardar acreditação)

O Centro de Formação Profissional do SPZN, apresenta uma nova ação de formação, que está na fase final de acreditação, destinada aos docentes dos grupos 110, 200, 210 e 220.

Esta ação irá realizar-se durante o mês de outubro em Santa Maria da Feira e nos meses de novembro e dezembro na Póvoa de Varzim.

Para a inscrição solicitamos que entre em contacto com as sedes do SPZN de Santa Maria da Feira e da Póvoa de Varzim.

 

-----------------------------------

 

19 - PROGRAMA DE PORTUGÛES E METAS CURRICULARES – PROPOSTAS PEDAGÓGICAS (À ESPERA DE ACREDITAÇÃO)

Nº DE HORAS: 25; CRÉDITOS: 1

FORMADOR: Carla Cristina Aires Alves

PÚBLICO: Professores dos grupos 110, 200, 210 e 220

HORÁRIO: 9h30m-12h30m/14h30m-16h30m

LOCAL/DATAS: 26 de Setembro; 3, 10, 17 e 24 de Outubro – SANTA MARIA DA FEIRA

LOCAL/DATAS: 7, 14, 21 e 28 de Novembro; 5 de Dezembro – PÓVOA DE VARZIM

CONTEÚDOS DA AÇÃO:

  1. a) Apresentação da ação e dos critérios de avaliação. (1 hora)
  2. b) Diálogo entre o Programa de Português do Ensino Básico e as Metas.

Paradigmas da avaliação e processos avaliativos. (2 horas)

  1. c) O domínio da Oralidade.

Objetivos e os descritores de desempenho;

Como avaliar a oralidade (compreensão e expressão oral). (3 horas)

  1. d) O domínio da Leitura e da Escrita.

Os objetivos e os descritores de desempenho;

A natureza e a dimensão dos conteúdos;

A interligação entre Leitura e Escrita;

A avaliação da compreensão leitora;

A aprendizagem da composição escrita e a avaliação. (3 horas)

  1. e) O domínio da Educação Literária

Os objetivos e os descritores de desempenho;

As obras selecionadas: natureza e percursos de leitura. (3 horas)

  1. f) O domínio da Gramática

Os objetivos e os descritores de desempenho;

A natureza e a dimensão dos conteúdos;

O conhecimento metalinguístico. (3 horas)

  1. g) Desenvolvimento de propostas de atividades para os diferentes domínios. (3 horas)
  2. h) Desenho de sequências didáticas tendo por base uma obra literária de leitura obrigatória, articulando descritores de diferentes domínios. (6 horas)
  3. i) Avaliação da ação e da formadora. (1 hora)

Notícias Relacionadas

Webinário sobre cibersegurança

Webinário sobre cibersegurança

A FNE e a Associação para a Formação e Investigação ...

3 Outubro 2024

Seminário

Seminário "A Educação Inclusiva - Da legislação à realidade: conquistas e desafios"

A Federação Nacional da Educação(FNE) e a Associação p...

1 Outubro 2024

Carta circular nº3 CCPFC jun 2020

Carta circular nº3 CCPFC jun 2020

Prorrogação do prazo estabelecido na carta circular CCPFC ...

7 Julho 2020

“Professor 2.1 – Vamos conversar sobre a docência”

“Professor 2.1 – Vamos conversar sobre a docência”

Partindo de “Os Tempos São Três”, de Santo Agostinho, ...

12 Outubro 2019

Voltar