SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE e MECI reúnem para negociar DL sobre Concurso Externo Extraordinário de Seleção e Recrutamento de Pessoal Docente


25 Agosto 2025

Notícias FNE

FNE e MECI reúnem para negociar DL sobre Concurso Externo Extraordinário de Seleção e Recrutamento de Pessoal Docente
A Federação Nacional da Educação (FNE) confirma a sua participação na reunião convocada pelo Senhor Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Professor Doutor Fernando Alexandre, agendada para o próximo dia 27 de agosto de 2025, 4ª feira, às 10h30, nas instalações do Ministério, na Av. Infante Santo, em Lisboa.

A reunião terá como ponto único da ordem de trabalhos a negociação do decreto-lei que estabelece um regime excecional e temporário para o concurso externo extraordinário de seleção e recrutamento de pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, a realizar no ano letivo de 2025/2026.

A FNE solicitou através de ofício enviado ao MECI no dia 22 de agosto de 2025, o envio urgente das seguintes informações, de forma a garantir uma participação plena, responsável e devidamente informada no processo negocial:

1.    Proposta de articulado do referido Decreto-Lei, de modo a permitir a sua análise atempada e a elaboração do respetivo parecer com as contrapropostas da FNE.
2.    Dados concretos que sustentem a negociação, nomeadamente o número de docentes abrangidos, a identificação das zonas/escolas onde serão abertas vagas e a distribuição por grupos disciplinares.

A FNE continua a aguardar o envio das informações solicitadas e considera que esta negociação reveste particular importância, uma vez que está em causa a necessidade urgente de garantir estabilidade profissional aos docentes e de assegurar a resposta adequada às necessidades permanentes das escolas, num contexto em que o sistema educativo continua fortemente marcado pela falta de professores e pela precariedade que afeta milhares de profissionais.

A delegação da FNE será composta pelos Vice-Secretários-Gerais Manuel Teodósio e Josefa Lopes, e pelo Secretário-Geral Adjunto, Paulo Fernandes.

A FNE reafirma, uma vez mais, a sua total disponibilidade para, no âmbito dos processos negociais, contribuir para a construção de soluções que garantam respostas efetivas em matéria de valorização, estabilidade e atratividade da carreira docente, fatores indispensáveis para a qualidade da Educação e para a dignificação do trabalho de Professores e Educadores.

Notícias Relacionadas

SIMPLICARE.PT - FNE cria plataforma para ouvir docentes sobre burocracia

SIMPLICARE.PT - FNE cria plataforma para ouvir docentes sobre burocracia

A Federação Nacional da Educação (FNE) criou, associado ...

17 Outubro 2025

FNE reage ao Relatório do Orçamento do Estado para 2026

FNE reage ao Relatório do Orçamento do Estado para 2026

Primeira reação da FNE à proposta de Orçamento do Esta...

10 Outubro 2025

FNE lança Consulta Nacional a Docentes sobre as condições de abertura do ano letivo

FNE lança Consulta Nacional a Docentes sobre as condições de abertura do ano letivo

A Federação Nacional da Educação (FNE), em parceria co...

9 Outubro 2025

Voltar