SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

FNE preparou próximo ano letivo no Luso


20 Julho 2025

Notícias FNE

FNE preparou próximo ano letivo no Luso
O Secretariado Nacional (SN) e o Conselho Geral (CG) da FNE reuniram no Luso, respetivamente a 18 e 19 julho de 2025, para uma apreciação da situação político-sindical, balanço do ano letivo em curso e determinação da ação reivindicativa para 2025-2026.

Na ordem de trabalhos do denominado “Encontro Educação 2025” estiveram os resultados da Consulta Nacional da FNE de junho deste ano, à qual responderam 4 638 docentes de todo o país.

O Secretariado Nacional da FNE de 18 de julho de 2025 no Luso analisou o ano letivo 2024-2025, debateu o atual contexto político, económico, social e sindical e determinou as suas consequências em termos de ação sindical a desenvolver.



A apresentação dos resultados da “Consulta Nacional sobre a carreira docente e as condições de trabalho no ano letivo 2024-2025”, promovida pela FNE em parceria com a AFIET, teve um destaque especial, com um debate muito participado em torno das conclusões alcançadas.

Esta reunião marcou a aprovação por unanimidade de uma proposta de redesignação profissional dos trabalhadores tradicionalmente designados de “Não Docentes” para “Trabalhadores de Apoio Educativo” (TAE). Para a FNE, mais do que uma mudança terminológica trata-se de um ato de reconhecimento institucional e de justiça simbólica, que visa consolidar a identidade agentes educativos e reforçar a sua valorização e dignificação profissional.

A reunião fechou com a calendarização e determinação das prioridades de ação reivindicativa da FNE para o próximo ano letivo.

Por sua vez, o Conselho Geral da FNE de 19 de julho ficou também a conhecer os resultados da Consulta Nacional da FNE/AFIET do corrente ano, abrindo-se depois o espaço para debate sobre a preparação do próximo ano escolar, em termos de ação sindical da FNE.

O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, interveio nas duas reuniões, com intervenções muito fortes sobre as contrariedades e os desafios do sistema educativo nacional, destacando a falta de professores, o excesso da carga burocrática na profissão docente, uma nota crescente na indisciplina na sala de aula, a necessidade de valorização de educadores, professores e trabalhadores de apoio educativo, melhores condições de aposentação e a urgência em que todos os serviços do Ministério da Educação trabalhem a uma só voz.


FNE sempre a crescer

Tanto o Secretariado Nacional como o Conselho Geral da FNE consideraram o corrente ano letivo como muito positivo, quer no crescimento e representatividade sindical, quer na credibilidade, visibilidade e reconhecimento institucional da federação, para o que muito contribuíram o acordo com o MECI de recuperação de tempo de serviço, a antecipação dos concursos e organização do ano letivo, a Mobilidade por Doença ou a negociação coletiva nos setores privado e social.

As duas reuniões sublinharam “a abordagem firme e responsável da FNE”, articulando de forma estratégica a ação sindical, a auscultação dos profissionais da educação e a negociação sindical.

Aqueles dois órgãos sociais da FNE realçaram também os desafios persistentes no sistema educativo português, entre eles a falta de professores e precariedade profissional, a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), as remunerações, as condições laborais e questões várias relacionadas com o tempo de trabalho.

Para a FNE, estes aspetos exigem um acompanhamento atento, uma pressão sindical contínua e um diálogo social efetivo, centrado na valorização e dignificação da profissão docente, das carreiras dos trabalhadores de apoio educativo e na qualidade da Educação.


Galeria de Fotos do Secretariado Nacional - 18 julho 2025

Secretariado Nacional FNE - 18-07-2025 | Luso


Galeria de Fotos do Conselho Geral - 19 julho 2025

Conselho Geral FNE - 19-07-2025 | Luso




Notícias Relacionadas

SIMPLICARE.PT - FNE cria plataforma para ouvir docentes sobre burocracia

SIMPLICARE.PT - FNE cria plataforma para ouvir docentes sobre burocracia

A Federação Nacional da Educação (FNE) criou, associado ...

17 Outubro 2025

FNE reage ao Relatório do Orçamento do Estado para 2026

FNE reage ao Relatório do Orçamento do Estado para 2026

Primeira reação da FNE à proposta de Orçamento do Esta...

10 Outubro 2025

FNE lança Consulta Nacional a Docentes sobre as condições de abertura do ano letivo

FNE lança Consulta Nacional a Docentes sobre as condições de abertura do ano letivo

A Federação Nacional da Educação (FNE), em parceria co...

9 Outubro 2025

Voltar