19 Janeiro 2018
Notícias FNE
As dez estruturas sindicais reunidas assumiram exigências ao Ministério da Educação (ME) e ao Governo, deixando o alerta de que não vão permitir que aquilo que foi acordado na Declaração de Compromisso de 18 de novembro de 2017 seja agora negado. Para as estruturas sindicais, a postura negocial da Tutela "é ditatorial".
Exige-se a reabertura de negociações relativas ao acesso ao 5º e 7º escalões da carreira, já dadas por terminadas, embora sem aceitação dos sindicatos, e do reposicionamento de um grupo de professores que entrou na carreira já depois do congelamento das carreiras na função pública, avisando ainda que a postura do Governo tem que se alterar e honrar aquilo que ficou estabelecido no Compromisso.
As várias reuniões que se seguem com o ME sobre o tema das carreiras são vistas pelos Sindicatos como oportunidades para o Governo mostrar alteração no comportamento negocial e assumir propostas que vão ao encontro do que se assumiu no compromisso. Terminadas estas negociações, os Sindicatos voltam a reunir-se no final de janeiro e caso o Governo não ceda serão analisadas formas de luta que podem passar por greves ou manifestações para mostrar a insatisfação dos Professores.
Lucinda Manuela Dâmaso, Vice Secretária-Geral da FNE, assumiu que as reuniões realizadas com o Ministério ficaram muito aquém do que é exigido e que é muito importante trabalhar o futuro. Num primeiro momento ficou decidido o pedido de uma audiência através de carta aberta ao Primeiro-Ministro, de forma a mostrar as preocupações dos Sindicatos sobre o não-cumprimento do que ficou estabelecido na Declaração de Compromisso. Os Professores não podem ficar quietos a ver a destruição da carreira e é necessário perceber o que estão preparados para fazer para defender uma carreira que muito custou a construir.
Notícias Relacionadas
FNE e CNIS celebram acordo de revisão de CCT para 2026
A FNE, no âmbito da Frente Sindical da UGT, e a Confederaç...
4 Fevereiro 2026
FNE reuniu com o Grupo Parlamentar do PSD
A Federação Nacional da Educação (FNE) reuniu-se esta ...
4 Fevereiro 2026
Reunião entre FNE e MECI cancelada (Negociação ECD – Tema 2)
Informação:A reunião agendada para amanhã, 4a feira, d...
3 Fevereiro 2026
Mensagem de Solidariedade da FNE - Depressão Kristin
A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta a sua...
2 Fevereiro 2026