21 Agosto 2024
Notícias FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) fez chegar esta manhã ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) um ofício a apelar a uma melhor calendarização dos processos que permita dar maior estabilidade aos docentes e às escolas, evitando os habituais prejuízos da definição levada a cabo apenas em finais de agosto.
Assim, a FNE alertou a tutela para a necessidade de revisão do calendário que estabelece todos os processos concursais e outros, defendendo as colocações de professores e educadores até ao final do mês de maio ou início do mês de junho. É essencial a alteração das datas de organização de cada ano letivo, de modo a que todos os educadores e professores tenham conhecimento atempado da sua colocação, para poderem organizar a sua vida pessoal e familiar sem angústias e precipitações.
Por outro lado, as escolas também devem saber, o mais cedo possível, com que professores podem contar, para conseguirem fazer atempadamente a distribuição de serviço e a organização dos horários.
Para garantir uma educação de qualidade, a FNE considera então fundamental que os educadores tenham um período de férias de verdadeiro descanso, devendo ser garantido que o mês de agosto esteja livre de preocupações profissionais ao nível de acessos a plataformas de concursos, mobilidades, reclamações, validação de informações, permutas e demais processos administrativos de modo a permitir aos professores cuidar da sua saúde física e mental, para poderem regressar às salas de aula mais motivados e preparados para enfrentar os desafios do novo ano letivo.
Libertar os docentes de burocracias em agosto, oferendo "+tranquilidade, +bem-estar, +descanso e +valorização" é um reconhecimento ao trabalho essencial que os educadores desempenham na sociedade.
Num momento em que urgem medidas de valorização no setor, a FNE assume que o conhecimento atempado das colocações e a garantia do gozo do período de férias, seria um grande passo para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos educadores e professores portugueses.
Porto, 21 de agosto de 2024
A Comissão Executiva da FNE
Notícias Relacionadas
Ministro da Educação na XI Convenção FNE, CONFAP, ANDAEP: “Os alunos têm que ser educados com o respeito pela diferença”
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação afirmou ...
27 Outubro 2024
Primeira reunião sobre revisão do ECD
Pedro Barreiros, SG da FNE, fez o resumo da reunião da ma...
21 Outubro 2024
Conclusões da 2ª reunião de acompanhamento da recuperação do tempo de serviço
Paulo Fernandes, SG Adjunto da FNE, com as conclusões d...
21 Outubro 2024
Inscrições abertas para a XI CONVENÇÃO NACIONAL FNE/CONFAP/ANDAEP - 26 de outubro, em Aveiro
AVISO: MUDANÇA DE LOCAL Prezados(as) participantes, ...
20 Outubro 2024