13 Outubro 2022
Notícias FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) vai lançar entre os dias 14 e 21 de outubro uma Consulta Nacional online a Docentes dos Ensinos Básico e Secundário de todo o país, para avaliar, de forma detalhada, as condições em que está a decorrer a abertura do presente ano letivo de 2022/2023.
Com os resultados deste questionário, a FNE pretende perceber que problemas afetam as condições de trabalho e o bem-estar dos professores no seu dia-a-dia na vida escolar e reunir os argumentos dos educadores e professores para reforçar os seus alertas junto do Governo, no sentido que este proceda a um sólido investimento numa Educação de qualidade.
Depois da consulta de julho relativa ao balanço do ano letivo 2021/2022, que evidenciou como principais preocupações dos docentes a carga de trabalho administrativo e burocrático, a que se somou a insuficiência de recursos disponibilizados e a falta de respeito pelos limites do tempo de trabalho, a FNE procura agora avaliar o que de positivo e menos positivo está a acontecer na abertura deste novo ano letivo, que inclui inúmeros e complexos desafios para as escolas e para os profissionais de educação.
Em vésperas da apresentação do OE2023, a FNE relembra que é obrigatório que esse documento garanta que se passe do papel à prática nas escolas, no sentido da melhoria das condições de vida e de trabalho, que permitam aos educadores e professores um bem-estar físico e emocional permanente, indispensável para o sucesso escolar dos nossos alunos.
Este é mais um ano letivo em que se exige empenho, dedicação e profissionalismo aos docentes portugueses, tanto em território nacional como no Ensino Português no Estrangeiro (EPE). E mais uma vez os educadores e professores portugueses estão prontos para garantir um desempenho de grande qualidade, mesmo em ocasiões desafiantes e confrontados com enormes problemas estruturais e insuficiência de recursos no sistema educativo.
Esta Consulta Nacional estará disponível no site da FNE entre 14 e 21 de outubro de 2022. Os resultados serão divulgados posteriormente, em data a anunciar.
Porto, 13 de outubro de 2022
A Comissão Executiva da FNE
Notícias Relacionadas
FNE comemora 42 anos: Investir na Educação. Garantir o Futuro.
Nesta data especial, refletimos sobre o papel fundamen...
2 Novembro 2024
Ministro da Educação na XI Convenção FNE, CONFAP, ANDAEP: “Os alunos têm que ser educados com o respeito pela diferença”
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação afirmou ...
27 Outubro 2024
Primeira reunião sobre revisão do ECD
Pedro Barreiros, SG da FNE, fez o resumo da reunião da ma...
21 Outubro 2024
Conclusões da 2ª reunião de acompanhamento da recuperação do tempo de serviço
Paulo Fernandes, SG Adjunto da FNE, com as conclusões d...
21 Outubro 2024