A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne na próxima quinta feira, 15 de junho de 2023, pelas 11h00, com o Presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, e com a Vice- Presidente, Margarida Balseiro Lopes, na sede do partido em Lisboa (R. São Caetano, 9).
Pelas 17h30, reúne com o Secretário-Geral Adjunto do Partido Socialista (PS), João Torres, e com o Deputado e membro da Comissão Permanente do PS, Porfírio Silva, na sede do PS em Lisboa (Largo do Rato, 2).
Nestes encontros, Pedro Barreiros, recém-eleito Secretário-Geral da FNE, vai apresentar aos dois partidos políticos as linhas de ação sindical da FNE para o futuro próximo e as suas preocupações na relação entre sindicatos e governo, que pouco tem acrescentado às justas reivindicações dos profissionais da educação.
Os docentes portugueses exigem políticas concretas de valorização, que reconheçam o seu papel fundamental na prestação do serviço público de Educação. A FNE vai assim sublinhar a necessidade de fazer ver ao Ministério da Educação a real importância de ser retomado um espírito negocial e com responsabilidade social.
As reuniões com o PSD e com o PS inserem-se num conjunto de iniciativas que a FNE vai levar a cabo com os Partidos representados na Assembleia da República, apresentando-lhes o seu
Plano de Ação para a educação para os próximos quatro anos.
Ao mesmo tempo, a FNE vai manifestar as suas preocupações com os vários temas ligados às políticas de Educação que o Governo tem levado a cabo e demonstrar a sua disponibilidade para um diálogo regular que permita partilhar as perspetivas, atividades e objetivos para o setor, em nome da valorização dos profissionais da educação.
O Secretário-Geral da FNE estará disponível para prestar declarações aos Órgãos de Comunicação Social nos locais das reuniões.
Porto, 12 de junho de 2023