4 Setembro 2024
Notícias FNE
A FNE – Federação Nacional da Educação, a AFIET - Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, a CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, a ANDAEP – Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, a Ordem dos Psicólogos e o IAC - Instituto de Apoio à Criança, vão reunir no dia 9 de setembro, pelas 15:00 horas com o Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), em Lisboa (Av. Infante Santo,2) para apresentação da iniciativa conjunta destas organizações, designada como “OBSERVATÓRIO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR”.
Depois da apresentação pública a 22 de março, as organizações que uniram esforços neste projeto pretendem mostrar à tutela que este Observatório serve para contribuir para que se promova nas nossas escolas um ambiente onde as crianças e os jovens possam aprender e os professores e os trabalhadores da educação possam realizar as suas tarefas educativas, em condições promotoras das aprendizagens, num contexto saudável e seguro.
De relembrar que o contexto da indisciplina foi das maiores preocupações, sendo elevado o número de participantes que registaram o seu crescimento em relação ao ano anterior, nos resultados da Consulta Nacional online promovida pela FNE e a AFIET entre 14 e 28 de junho de 2024, dirigida a todos os Educadores e Professores do Continente, Regiões Autónomas e Estrangeiro e que teve por objetivo conhecer a sua avaliação sobre a carreira docente e as condições de exercício profissional em Portugal, do ano letivo anterior. Na consulta deste ano sobe para os 16,5% os que referem como maior problema a (in)disciplina na sala de aula (eram 10,8% em 2023) sendo que 13,1% referem também a necessidade de mudanças ao nível da disciplina dentro da sala de aula.
Neste encontro, as organizações que compõem este Observatório pretendem passar a mensagem ao MECI de que o objetivo deste “Observatório” passa por promover o debate, apoiar estudos e investigações, fazer a recolha de boas práticas e experiências que contribuam para ambientes escolares de qualidade, realizar campanhas de sensibilização e ainda fazer o acompanhamento dos casos que forem surgindo, através de uma plataforma online, aberta a alunos; encarregados de educação; docentes e pessoal de apoio educativo, criada para permitir a denuncia/alerta de casos verificados nas escolas.
A FNE considera o envolvimento ativo do MECI fundamental, uma vez que a importância e complexidade do problema justifica a participação do principal responsável pela definição das políticas educativas e que possui instrumentos e informações que podem facilitar o trabalho a ser realizado. Assim, todos, estaremos melhor preparados para responder a este complexo desafio.
Porto, 04 de setembro de 2024
A Comissão Executiva da FNE
Notícias Relacionadas
Ministro da Educação na XI Convenção FNE, CONFAP, ANDAEP: “Os alunos têm que ser educados com o respeito pela diferença”
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação afirmou ...
27 Outubro 2024
Primeira reunião sobre revisão do ECD
Pedro Barreiros, SG da FNE, fez o resumo da reunião da ma...
21 Outubro 2024
Conclusões da 2ª reunião de acompanhamento da recuperação do tempo de serviço
Paulo Fernandes, SG Adjunto da FNE, com as conclusões d...
21 Outubro 2024
Inscrições abertas para a XI CONVENÇÃO NACIONAL FNE/CONFAP/ANDAEP - 26 de outubro, em Aveiro
AVISO: MUDANÇA DE LOCAL Prezados(as) participantes, ...
20 Outubro 2024