22 Abril 2024
Notícias FNE
O 25 de Abril de 1974 foi um dia de profunda transformação social e política, que marcou para sempre o nosso país. As ruas, outrora silenciadas pelo medo e pela repressão, ecoaram com o grito da liberdade, abrindo caminho para a construção de uma sociedade assente em valores como a liberdade, a democracia, a justiça social e a solidariedade.
Passadas cinco décadas, podemos afirmar com convicção que os ideais de Abril continuam a inspirar e nortear a nossa ação sindical. Uma ação responsável, construtiva, firme e inovadora, sempre em defesa da qualidade da Educação e dos Trabalhadores da Educação!
A educação, impulsionada pelos valores de Abril, teve um papel fundamental na consolidação da democracia portuguesa. Avanços como a diminuição do abandono escolar precoce, o aumento da escolarização, o combate ao analfabetismo e a valorização dos profissionais da educação são testemunhos inegáveis do impacto transformador do 25 de Abril.
Na FNE e nos nossos sindicatos, a luta pela valorização e o reconhecimento dos trabalhadores da educação é uma constante. Combatemos a precariedade, defendemos condições de trabalho, saúde e segurança dignas para todos e exigimos um diálogo social construtivo.
O compromisso com os ideais do 25 de Abril permanece firme na FNE. Continuaremos a lutar por uma sociedade cada vez mais justa, inclusiva, sustentável e equitativa, onde todos tenham acesso a oportunidades iguais e possam alcançar o seu pleno potencial.
Viva o 25 de Abril!
Federação Nacional da Educação
Em defesa da Educação e dos Trabalhadores da Educação!
Notícias Relacionadas
Greve Geral | Ações e dados
Decorre durante todo o dia de hoje, 11 de dezembro, uma Grev...
12 Dezembro 2025
Primeira reunião com CNIS para revisão do CCT
Realizou-se hoje no Porto, na sede da FNE, a primeira reun...
9 Dezembro 2025
Teletrabalho e Direito a Desligar: um Acordo histórico para a educação
Após seis reuniões mais uma suplementar em Bruxelas, o Com...
5 Dezembro 2025
Uma decisão acertada há muito reivindicada pela FNE
A Federação Nacional da Educação (FNE) saúda a decis...
5 Dezembro 2025