2 Outubro 2022
Notícias FNE
O hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em escolas de norte a sul e ilhas, entre os dias 4 e 7 de outubro, e um concerto online via Youtube com Carla Teles, organizado pelo Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), às 21h00 do dia quatro de outubro, serão o ponto de lançamento das iniciativas que a Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações do Dia Mundial do Professor de 2022.
Este ano sob o tema "A transformação da Educação começa com os Professores", definido pela Internacional da Educação (IE) em conjunto com a UNESCO, a FNE pretende nele reforçar a mensagem de homenagem sobre a importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham, tendo estado sempre presentes e colmatando as enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas no sistema de educação e formação, no qual tão pouco se tem investido, ao longo de tantos e tantos anos.
Foi essa mensagem que a FNE fez passar a 19 de setembro, quando foi da participação do Governo português na Cimeira "Transformar a Educação” (The Transforming Education Summit), em Nova Iorque, que foi convocada em resposta a uma crise global na educação – de equidade e inclusão, qualidade e relevância. E é este alerta que deve ser levado em linha de conta pelo Ministério da Educação, para o impacto provocado pela crise e perceber que cortar no orçamento para a educação não é o caminho adequado. É necessário investimento do Governo para se alcançar uma educação de qualidade.
É também imperioso valorizar as carreiras, como base para essa educação de qualidade que todos pretendemos alcançar, assim como garantir os direitos e condições dos trabalhadores da educação e investir em elevados níveis de formação inicial e contínua. E essa valorização deve incluir a determinação de condições de trabalho em segurança nas escolas, incluir limites ao tempo de trabalho que lhes é exigido, regular o desenvolvimento das carreiras, reconhecer o trabalho que é desenvolvido com empenho, incluir o direito a uma aposentação digna, à estabilidade e segurança na profissão e à recuperação do tempo de serviço.
A transformação da educação tem ainda de passar por confiar e respeitar os professores e a sua competência pedagógica, assim como promover o diálogo social na definição das políticas educativas. O ME tem de assumir compromissos claros em relação aos princípios definidos por esta iniciativa das Nações Unidas, realizada nos EUA, para conseguir trazer as bases para um futuro melhor e mais sustentável.
Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.
A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro de valorização para os docentes. E será junto com os professores que o iremos fazer. Só juntos conseguiremos criar propostas e atingir objetivos, na defesa das nossas soluções e nas ações que forem necessárias para as alcançarmos.
O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro. Foi em 1994 que foi decidida pela UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, a celebração do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro de cada ano. Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de outubro de 1966.
Porto, 30 de setembro de 2022
A Comissão Executiva da FNE
Notícias Relacionadas
FNE comemora 42 anos: Investir na Educação. Garantir o Futuro.
Nesta data especial, refletimos sobre o papel fundamen...
2 Novembro 2024
Ministro da Educação na XI Convenção FNE, CONFAP, ANDAEP: “Os alunos têm que ser educados com o respeito pela diferença”
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação afirmou ...
27 Outubro 2024
Primeira reunião sobre revisão do ECD
Pedro Barreiros, SG da FNE, fez o resumo da reunião da ma...
21 Outubro 2024
Conclusões da 2ª reunião de acompanhamento da recuperação do tempo de serviço
Paulo Fernandes, SG Adjunto da FNE, com as conclusões d...
21 Outubro 2024