Na véspera do 41º aniversário da FNE, o Secretário-Geral, Pedro Barreiros, esteve presente no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, num plenário que contou com a presença de mais de duas centenas de professores e educadores e que foi organizado pelo SPZC/FNE.
Este encontro contou com apresentações e debates sobre várias matérias tais como:
- Informações gerais
- Negociações com Ministério da Educação
- Questões sobre a carreira
- Questões concursos
- Avaliação de condições de trabalho
- Análise ao OE2024
- Apresentação de campanhas FNE
- Prioridades reivindicativas
Com estes debates sindicais, a FNE pretende estabelecer um contacto próximo e direto com os professores, educadores, alunos e pessoal de apoio educativo, perceber os problemas que afetam todos os elementos do sistema de ensino e preparar soluções para cada um deles.
A FNE acredita que o futuro está nas nossas escolas, nos momentos de aprendizagem partilhados entre professores, pessoal de apoio educativo e alunos, na transmissão de conhecimento e valores, verdadeiros promotores do desenvolvimento pessoal, social e coletivo de indivíduos conscientes, competentes e empreendedores.
É urgente resolver os problemas que afetam os trabalhadores da educação de modo a que se alcance o regresso à tranquilidade no funcionamento das escolas, ultrapassando as circunstâncias que se verificaram ao longo do ano letivo 2022-2023.