SPZN
Rua de Costa Cabral, 1035 4249-005 1 Porto Porto, Protugal
225070000 secretariado@spzn.pt Não Aplicável SPZN Não Aplicável 30-04-1975
Porto
https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_spzn_logo_black.png
50 20
222092041

IE lança Fundo de Solidariedade com professores e com alunos na Palestina


22 Novembro 2023

Notícias FNE

IE lança Fundo de Solidariedade com professores e com alunos na Palestina

A Internacional da Educação (IE) acaba de lançar um apelo à solidariedade em prol dos nossos colegas palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, em particular ao Sindicato Geral dos Professores Palestinos (GUPT), ao Sindicato Geral dos Trabalhadores em Jardins de Infância e Escolas Privadas (GUWKPS) e à Federação Palestina dos Sindicatos dos Professores e Funcionários Universitários (PFUUPE).

O impacto do conflito armado entre Israel e o Hamas causou a perda de vidas humanas, tanto em Israel como em Gaza, e deixou as comunidades educativas e o mundo inteiro em estado de choque. A IE expressou imediatamente a nossa solidariedade global com as organizações membros em Israel e na Palestina.

Mais de 10 mil pessoas, metade das quais crianças, foram mortas no último mês e uma esmagadora maioria dos palestinos mortos são civis. Atualmente, pelo menos 42% de todas as unidades habitacionais na Faixa de Gaza foram destruídas ou danificadas. Os bombardeamentos também destruíram 258 instituições de ensino, nove universidades e a maior parte das estruturas de saúde. As nossas organizações irmãs na Palestina relataram pelo menos a morte de 130 professores.

Devido à guerra Hamas-Israel, o povo de Gaza enfrenta condições de vida desastrosas e carece das necessidades básicas: abrigo, alimentos, água, combustível, eletricidade, saneamento e saúde. As instalações educativas permanecem fechadas, negando a mais de 625 mil alunos o acesso à educação. Muitas instalações educacionais são usadas como abrigos, apesar de não serem seguras, devido a danos ou à ameaça de novos ataques.

As organizações membros da IE na Cisjordânia mobilizaram redes, entre outros, através das agências da ONU, UNRWA e UNICEF, para satisfazer as necessidades mais urgentes de professores e alunos. Isso inclui a distribuição de cobertores para enfrentar o frio desta época do ano e de alimentos, além de livros e brinquedos para as crianças.

Embora as afiliadas da IE operem principalmente na Cisjordânia, onde os seus membros se envolvem ativamente na defesa dos direitos e do bem-estar dos educadores, estabeleceram ligações com professores em Gaza. O GUPT, o GUWKPS e o PFUUPE estão a recolher recursos para utilizar as suas redes para apoiar os professores em Gaza e, sempre que possível, estão abertas a trabalhar com as agências das Nações Unidas, que ainda estão operacionais em Gaza.

A IE procura o apoio financeiro para ajudar as nossas organizações irmãs na Palestina, nos seus esforços para ajudar professores e alunos necessitados na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Pode-se contribuir para o Fundo de Solidariedade de acordo com a capacidade financeira de cada um, fazendo um donativo para:

Educação Internacional

Banco ING

24, Avenida Marnix 1000 Bruxelas

IBAN: BE05 3101 0061 7075

Rápido: BBRUBEBB

Com a indicação: Recurso de Assistência Humanitária 2023/11.


Notícias Relacionadas

Balanço da negociação da proposta de DL relativo às Escolas Portuguesas no Estrangeiro da rede pública

Balanço da negociação da proposta de DL relativo às Escolas Portuguesas no Estrangeiro da rede pública

Manuel Teodósio, Vice-Secretário-Geral da FNE, fez o balan...

16 Abril 2025

LUSA | Governo e sindicatos aproximam-se sobre as condições de docentes no estrangeiro

LUSA | Governo e sindicatos aproximam-se sobre as condições de docentes no estrangeiro

Lisboa, 16 abr 2025 (Lusa) - Manuel Teodósio, vice-secret...

16 Abril 2025

Programas eleitorais dos Partidos - Legislativas 2025

Programas eleitorais dos Partidos - Legislativas 2025

Com eleições legislativas marcadas para 18 de maio de 2025...

12 Abril 2025

Voltar