secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FESAP reelegeu José Abraão para secretário-geral


21 Julho 2021

Outras Notícias

FESAP reelegeu José Abraão para secretário-geral
José Abraão foi hoje reeleito secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), com mais de 98% dos votos expressos em assembleia-geral eleitoral, onde a UGT deixou criticas ao Governo e promessas de luta.

De acordo com o relatório eleitoral, estavam inscritos 97 eleitores, representantes de mais de três dezenas de organizações sindicais que integram a FESAP, e votaram 71 sindicalistas, o que corresponde a 73,2% do total de inscritos.

Dos votos expressos, 70 foram favoráveis à lista A, para o Secretariado Nacional e para a Mesa da Assembleia Geral, o que corresponde a 98,59%, e apenas houve um voto contra (1,41%) para ambos os órgãos.

Para o Conselho Fiscalizador de Contas e Disciplinar foram registados dois votos contra.

Não se registaram votos brancos, mas não votaram 26 eleitores (26%).

Após a eleição, José Abraão reafirmou que a FESAP pretende negociar com o Governo o regime de teletrabalho e o aumento dos salários, entre outras matérias.

"Temos que continuar a ter uma relação de proximidade com os trabalhadores", considerou o sindicalista, defendendo que "só com a mobilização de todos será possível modernizar a Administração Pública".

O encerramento da assembleia-geral eleitoral ficou a cargo do secretário-geral da UGT, Carlos Silva, que salientou os despedimentos em curso na banca e a falta de diálogo social, criticando o Governo pelo não cumprimento do acordo tripartido de 2018.

Lembrou a ação de protesto que a UGT promove na quinta-feira, com a entrega de uma carta aberta ao primeiro-ministro "a denunciar os atropelos e abusos, num momento em que o Governo devia proibir os despedimentos".

Segundo Carlos Silva, o Governo podia impedir os despedimentos, limitando o acesso a fundos europeus às empresas que reduzissem postos de trabalho.

"A UGT sempre foi forte à mesa do diálogo, mas também será forte na rua", advertiu.

Depois de encerradas as urnas e divulgados os resultados eleitorais, o presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, antigo líder do SINTAP e da UGT, fez uma intervenção sobre a eleição dos representantes dos beneficiários naquele órgão, eleição essa que deverá ter lugar no último trimestre de 2021.

João Proença salientou a importância da ADSE e defendeu que os beneficiários, que sustentam 91% da ADSE, deveriam ter maior representatividade nos seus órgãos.

A Lista A era a única candidata ao ato eleitoral, com José Abraão, do Sindicato do Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP), a liderar a lista para o Secretariado Nacional, Artur Lima Silva, do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), a presidir a lista para a Mesa da Assembleia Geral, e António Sota Martins, do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e Vale do Tejo (SDPGL), indicado para Presidente do Conselho de Fiscalização de Contas e Disciplina.

Os novos dirigentes vão estar em funções até 2025.

A assembleia-geral eleitoral da FESAP decorreu no auditório da UGT, em regime misto, presencial e por videoconferência, mas a votação realizou-se exclusivamente através de voto eletrónico.




Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/1800158/fesap-reelegeu-jose-abraao-para-secretario-geral?utm_medium=social&fbclid=IwAR1tiIU10Qvu3bUAqW2fIfAGOiOBnWPM92_y7y9KKt9JSrWctm99QeN_yms


Notícias Relacionadas

Período Probatório 2024/2025– publicação listas

Período Probatório 2024/2025– publicação listas

Encontra-se publicada a Nota Informativa Período Prob...

5 Novembro 2024

Concurso Externo Extraordinário 2024/2025

Concurso Externo Extraordinário 2024/2025

Estão disponíveis para consulta as listas provisóri...

21 Outubro 2024

FNE pede antecipação da organização do ano para

FNE pede antecipação da organização do ano para "libertar" professores em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu hoje a a...

22 Agosto 2024

Voltar