secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DOS CONSUMIDORES 2021


15 Março 2021

Outras Notícias

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DOS CONSUMIDORES 2021
Em 15 de Março de 1962, o então Presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, dirigiu um discurso ao Congresso dos Estados Unidos onde referia explicitamente que todos somos consumidores e enunciou os quatro direitos fundamentais dos consumidores:

1. direito à segurança
2. direito à informação
3. direito à escolha
4. direito a ser ouvido

Este discurso desencadeou debates em todo o mundo e originou estudos sobre o tema.

Por essa razão se comemora no dia 15 de Março o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores.


Em 1985 as nações Unidas elaborou diretrizes para a proteção do consumidor incluindo nos direitos propostos por Jonh Kennedy mais quatro:


1. direito à satisfação das necessidades básicas;
2. direito à reparação;
3. direito á educação do consumidor e
4. direito a um ambiente saudável.

Este reconhecimento oficial da ONU levou a que se estabelecesse a Semana Mundial da Proteção do Consumidor recolocando os direitos do consumidor em mais países e consciencializando mais pessoas e organizações para aderirem a esta causa.
É, pois, preciso, mediante o conhecimento da lei, levar aos consumidores os instrumentos legislativos que lhes permitam atuar contra os abusos do mercado e as injustiças sociais e económicas que comprometem os seus direitos.


Direitos dos Consumidores em Portugal


A lei portuguesa define consumidor como “todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma atividade económica que vise a obtenção de benefícios”.

Em Portugal, os direitos do consumidor estão consagrados na Constituição da República Portuguesa (Arto.60º) e na Lei de Defesa do Consumidor (lei 24/96 de 31 de julho):

1. direito à protecção da saúde e segurança
2. direito à qualidade dos bens ou serviços
3. direito à protecção dos interesses económicos
4. direito à prevenção e à reparação de prejuízos
5. direito à formação e à educação para o consumo
6. direito à informação para o consumo
7. direito à representação e consulta
8. direito à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta

A Constituição consagra ainda no arto. 60º n.º 2 que “A publicidade é disciplinada por lei, sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou dolosa”. e no n.º 3 que: As associações de consumidores e as cooperativas de consumo têm direito, nos termos da lei, ao apoio do Estado e a ser ouvidas sobre as questões que digam respeito à defesa dos consumidores”.
Esta transformação em direito fundamental já estava referida na Lei n.º 29/81, de 20 de Agosto. Ao longo dos anos estes direitos têm sido desenvolvidos através de vários diplomas cujo objectivo tem sido melhorar a protecção dos direitos dos consumidores e de que se destacam como marcos, desde logo, a Lei de Defesa do Consumidor, a Lei dos Serviços Públicos Essenciais, o Livro de Reclamações não esquecendo todos os mecanismos extrajudiciais de resolução de conflitos.

Portugal demonstrou que, na legislação para proteção do consumidor, está na vanguarda do caminho. No entanto, a fiscalização é ainda insuficiente e a generalidade dos consumidores ainda desconhece a lei e a forma de efetivar os seus direitos.

Por isso, hoje não podemos deixar de apelar ao Governo que, na sua atuação, tenha em conta as necessidades e os direitos dos consumidores.

A UGC está disponível para atender e resolver todas as queixas que lhe chegam, para que o Dia Mundial do Consumidor seja sempre anunciado como um marco na defesa do consumidor.

No dia 15 de Março, a UGC- União Geral de Consumidores assinala o DIA MUNDIAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR e lembra a todos que Um Consumidor Informado é Um Consumidor mais Protegido


Procure-nos em: www.ugc.pt
Tel. 218881185
geral@ugc.pt atendimento@ugc.pt



Notícias Relacionadas

Período Probatório 2024/2025– publicação listas

Período Probatório 2024/2025– publicação listas

Encontra-se publicada a Nota Informativa Período Prob...

5 Novembro 2024

Concurso Externo Extraordinário 2024/2025

Concurso Externo Extraordinário 2024/2025

Estão disponíveis para consulta as listas provisóri...

21 Outubro 2024

FNE pede antecipação da organização do ano para

FNE pede antecipação da organização do ano para "libertar" professores em agosto

A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu hoje a a...

22 Agosto 2024

Voltar