22 Fevereiro 2016
Distritais
Razões justificativas da ação
A escola enquanto organização de pessoas têm na empatia das relações interpessoais a pedra angular da Relação Pedagógica. A escola que ensina e aprende deve fundar-se num clima profissional de escola motivador, colaborante, reflexivo. O conflito, inerente a todas as organizações, pode provocar a toxidade do habitat profissional dos professores. A leitura da situação através da Inteligência Emocional potencia o êxito na gestão e resolução desses conflitos relacionais.
As relações profissionais interpares devem ser estimuladas pelos objetivos comuns, pelo trabalho solidário, pelo compromisso ético com a melhoria. Adquirir e desenvolver competências de Inteligência Emocional enquanto ferramentas indispensáveis à relação entre professores onde todos partilham (conhecimento e experiência) para aprender, é investir no desenvolvimento pessoal e na melhoria profissional. Aplicar essas competências na relação pedagógica com os alunos é um investimento na construção de ambientes estimulantes que facilitam a aprendizagem, despistam problemas disciplinares e fazem uma mediação assertiva de conflitos.
Refletir sobre como potenciar a Inteligência Emocional é, pois, majorar dois dos maiores instrumentos de trabalho de um professor: a perceção multidimensional do outro e a comunicação.
Objetivos a atingir
- Desenvolver um momento de formação, assente numa lógica de reflexão sobre como colocar a Inteligência Emocional ao serviço da relação profissional interpares e da relação pedagógica com os alunos;
- Promover um espaço de debate, assente na partilha de ideias, práticas e reflexões a partir de bases teóricas apresentadas e hipotéticos casos práticos;
- Desenvolver capacidades de análise e diagnóstico de situações-problema que usem a Inteligência Emocional na procura de estratégias de resolução e no momento da decisão relacional e /ou pedagógica;
- Fomentar uma visão de colaboração e reforço do questionamento reflexivo para a valorização da relação empática na construção de novos cenários de entreajuda e na promoção do sucesso profissional e educativo.
Formadora: Ana Paula Sousa Pinto Almeida e Silva
Licenciada em Filosofia, Mestre em Ciências da Educação com especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação do Desempenho Docente
Pós – graduação em Supervisão Pedagógica Formadora de Formadores certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de
Professores , com especialização nas áreas de formação de Avaliação ( alunos, professores, escola) ,
Projetos Educativos , Relação Pedagógica e Didática da Filosofia.
Consultora do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (S.A.M.E)
Professora do Ensino Secundário
Experiência em diferentes cargos das lideranças pedagógicas intermédias
Consulte AQUI o Cartaz em formato PDF
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