secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Os tempos de hoje reclamam o envolvimento de todos


30 Junho 2023

Distritais

Os tempos de hoje reclamam o envolvimento de todos

Realizou-se nos dias 20 e 21 de maio, de 2023, o XIII Congresso da Federação Nacional da Educação.

Foi um congresso que se caracterizou por uma forte participação. Um em cada cinco congressistas fez a sua intervenção dando a conhecer ao congresso, a sua proposta e contributo, sobre os diversos temas, num tempo curto, dado o número elevado de inscritos. Foram discutidos uma grande diversidade de temas, sobre o Relatório de atividades 2018-2023 e sobre o Plano de Ação para o quadriénio 2023-2027. Este congresso aprovou uma alteração estatutária que confere mais versatilidade e eficácia aos órgãos socias da federação, promovendo a interação, a parlha e novas formas internas de abordagem e articulação. Houve emoção, houve racionalidade e foi aprovado o programa de ação da FNE que nos orientará nos próximos quatro anos.

Neste congresso elegemos um novo Secretário-geral, Pedro Barreiros, que substituiu o anterior líder da FNE, João Dias da Silva, que ocupou o cargo ao longo de 19 anos.

Os desafios e incertezas que se colocam ao novo Secretário-geral da FNE, e simultaneamente Presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte, são gigantescos, se considerarmos as lutas e o momento particularmente complexo que vive a escola pública, os professores e o movimento sindical.

O Sindicato dos Professores da Zona Norte, tem que ser o suporte, a rede do novo Secretário-geral. Temos que garantir apoio incondicional, a sustentabilidade políca necessária e adequada,

para que o nosso Presidente e Secretário-geral, possa desempenhar com competência e criatividade as responsabilidades que assumiu. O Sindi- cato dos Professores da Zona Norte tem que alimentar o seu líder, para que ele possa executar o Plano de Ação a que se propôs e enfrente os desafios do quotidiano, que é cada vez mais difícil e complexo.

Os tempos de hoje reclamam o envolvimento de todos e de cada um dos nós.

Teremos que garantir a qualidade dos serviços prestados aos nossos sócios, nas escolas, no terreno, recorrendo às redes sociais, às ferramentas digitais e tecnologias avançadas. Temos que ser capazes de enfrentar novos desafios, como a inteligência artificial. Temos que ser capazes de atrair os professores mais novos e responder às suas necessidades e exigências. A única certeza que temos é que com um SPZN forte, criavo e determinado teremos uma FNE forte, sendo esta a única forma de defendermos os trabalhadores que representamos.

O futuro do movimento sindical convoca cada um dos sindicatos da FNE a reforçar a sua estrutura, tornando-a mais forte e adaptada aos novos tempos, frequentemente estranhos e de grande incerteza. Temos que abdicar dos interesses individuais a favor do interesse colevo da federação. Teremos que ser nós próprios, com atividades próprias que nos individualizem, independentemente de participarmos noutras conjuntas, em parceria com organizações amigas e nossas parceiras.


António Jorge Pinto
Vice-Presidente SPZN


Notícias Relacionadas

VIAGEM AO MINHO ENCANTADO

VIAGEM AO MINHO ENCANTADO

No passado dia 19 de outubro, um grupo de sócios do secre...

22 Outubro 2024

SPZN celebrou Dia Mundial do Professor em Viana do Castelo

SPZN celebrou Dia Mundial do Professor em Viana do Castelo

Foi em Viana do Castelo que decorreram as celebrações do...

7 Outubro 2024

Dia Mundial do Professor: Uma homenagem que marca 50 anos de luta!

Dia Mundial do Professor: Uma homenagem que marca 50 anos de luta!

Prestes a encerrar o  ano em que se celebram os 50 anos d...

1 Outubro 2024

Abertura do Ano Letivo 24/25 em Famalicão

Abertura do Ano Letivo 24/25 em Famalicão

O SPZN de Famalicão, a convite do pelouro da Educação d...

12 Setembro 2024

Voltar