Workshop de Marionetas com Tommy Luther 27 e 28 de fevereiro e 1 de marco das 14:30 as 18:30 Pre-inscricao obrigatoria atraves de
sereducativo@ace-tb.com Para todos aqueles que pretendem explorar do ponto de vista do ator o trabalho com as marioneta
Workshop de Marionetas com Tommy Luther
27 e 28 de fevereiro e 1 de março
das 14:30 às 18:30
Pré-inscrição obrigatória através de
sereducativo@ace-tb.com Para todos aqueles que pretendem explorar do ponto de vista do ator o trabalho com as marionetas.
Um curso intensivo de três dias sobre como dar vida a uma marioneta usando a filosofia da Handspring Puppet Company, mestres da criação de êxito internacional _War Horse_. Os participantes irão aprender a construir (a partir de elementos rudimentares e de forma ágil) a sua própria marioneta, e através da mesma, entender como imbui-la de emoção e pensamento. Deste modo, a marioneta não apenas ganha vida mas também se transforma num ser senciente e pensante. Este trabalho envolverá a cocriação e a interpretação, desenvolvendo competências de escuta, liderança e espontaneidade. Os participantes começarão por manipular uma marioneta individualmente, evoluindo paulatinamente para a manipulação coletiva da marioneta. O método de investigação que será trabalhado é a técnica japonesa de Bunraku.
Vídeo de War Horse , com encenação e direção de marionetas de Tommy Luther
Nº Máximo e Nº Mínimo de Participantes (respetivamente): 21/12 Pré-inscrição obrigatória para
sereducativo@ace-tb.com Público Geral: 45€ Alunos e Ex-Alunos ACE: 40€
Acerca de Tommy Luther
Formado em Teatro pela LAMDA (London Academy of Music and Dramatic Art).
Trabalha maioritariamente como ator e encenador. Contudo, é também escritor, marionetista, bailarino e acrobata. Encenou e dirigiu as marionetas da aclamada peça internacional _War Hors_e para o National Theatre of Great Britain. Foi coreógrafo para produções no Canadá, África do Sul e China. Enquanto estudante, nunca pusera sequer a hipótese de trabalhar com marionetas. Foi apenas mais tarde que enquanto ator se apercebeu do potencial de expressão ilimitado destes bonecos articulados. Como ator experiente, acredita ser fundamental proporcionar aos alunos de teatro e atores competências e ferramentas básicas sobre esta arte de trabalhar com marionetas. Afinal os mecanismos utilizados para dar vida à marioneta assemelham-se em muito ao processo pelo qual o ator passa para dar vida à personagem, com a diferença de, no caso da primeira, serem cruciais o sentido de colaboração e foco.
Para saber mais sobre as atividades do Serviço Educativo do Teatro do Bolhão
clique>