16 Junho 2020
Webinars & Podcasts
A “nova normalidade” obrigou-nos a navegar “Por mares nunca dantes navegados” (in “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões) e incentivou-nos a explorar novos mundos digitais, a reaprender a ensinar e a repensar a nossa forma de viver de um dia para o outro. Não podemos afirmar que os processos de ensino e de aprendizagem presenciais e que os momentos de convívio social acabaram, mas têm vindo a reinventar-se a uma velocidade que antes era muito mais lenta. Para tal, têm contribuídos os sistemas de videoconferência, os ambientes virtuais de aprendizagem ou plataformas de e-Learning, as ferramentas de criação de avaliação formativa e de recursos educativos on-line ou questionários, entre outras tecnologias educativas. Depois de semanas de confinamento, começaram a ser levantadas algumas restrições. Mas esta “nova normalidade do e-professor” para a qual fomos chamados a inovar e a reinventar o processo de ensino e de aprendizagem com Tecnologias de Informação e Comunicação manter-se-á e, em parte, é desejável que se mantenha.
Entre outras, o professor tem ao seu dispor duas abordagens metodológicas principais para as sessões de formação online: ensino síncrono por videoconferência (Zoom, Cisco Webex, Google Meet, etc) e aula online invertida (baseada em flipped classroom). Ambas com recurso a plataformas de elearning (Moodle, Google Classroom, Ms Teams, etc), para além de ferramentas para criação e distribuição de recursos online (Kahoot, socrative, kizizz ou nearpod, entre outros).
Nesta perspetiva, este webinar tem como finalidade esclarecer os principais modelos pedagógicos que se adequam à modalidade de ensino e aprendizagem à distância e as tecnologias que têm vindo a ser sugeridas e usadas a nível nacional. No âmbito das abordagens metodológicas referidas e mais concretamente da gamificação, serão apresentadas as diversas tecnologias que se adequam tanto ao modelo presencial (Bring your own device (BYOD)), como ao modelo à distância, sendo especificadas duas delas: kahoot! e nearpod.
Prontos para o debate e para a reflexão? Contamos convosco!
Inscreva-se antecipadamente para este webinar
FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO
(Limitado a 100 participantes*)
Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.
* Prioridade na inscrição a sócios do SPZN
Vitor Barrigão Gonçalves
Professor Adjunto no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e Mestre em Tecnologia Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Investigador do Centro de Investigação em Educação Básica do IPB e coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da ESE-IPB.
Mais informação: https://www.cienciavitae.pt/A310-FFD6-55A1
Apresentação
Notícias Relacionadas
FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas
A FNE, a Associação para a Formação e Investigação e...
21 Maio 2024
FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop "Dar tempo ao Oceano"
A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação p...
19 Abril 2024
UGT promove workshop "Mindfulness: Serenidade e Bem estar interior"
Ciente da necessidade de serem encetadas estratégias no loc...
14 Março 2024
FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário
A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação ...
7 Março 2024