18 Novembro 2020
Webinars & Podcasts
Este termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente.
O ensino da matemática deve ter como objetivo principal ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, é importante que os professores utilizem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração.
A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos deve ser feita com recurso a materiais manipuláveis uma vez que estes facilitam a compreensão dos conceitos e a construção de novos conhecimentos.
Neste sentido, torna-se primordial que os docentes estejam dotados de materiais que permitam realizar a diagnose da discalculia e, consequentemente, elaborem um programa de intervenção adequado que promova o sucesso escolar de cada estudante.
Os objetivos específicos são: Reconhecer sinais de alerta e as suas principais manifestações; utilizar materiais manipuláveis na implementação de estratégias de intervenção; Programar a intervenção com estratégias adequadas a cada estudante.
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
Notícias Relacionadas
FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas
A FNE, a Associação para a Formação e Investigação e...
21 Maio 2024
FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop "Dar tempo ao Oceano"
A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação p...
19 Abril 2024
UGT promove workshop "Mindfulness: Serenidade e Bem estar interior"
Ciente da necessidade de serem encetadas estratégias no loc...
14 Março 2024
FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário
A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação ...
7 Março 2024