secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Webinar "TOOLKIT Discalculia: Da Diagnose às estratégias na sala de aula"


18 Novembro 2020

Webinars & Podcasts

Webinar
O Centro de Formação Profissional (CFProf) do Sindicato dos Professores da Zona Norte, realiza no dia 28 de novembro de 2020, pelas 10:30 horas, o 3º webinar do ciclo de webinares organizado em parceria com o Secretariado Regional do Porto, com o tema "TOOLKIT Discalculia: Da Diagnose às estratégias na sala de aula" que terá como orador convidado o Professor Rui Ramalho.

Este webinar tem como destinatários:
Educadores/as de Infância, Professores/as do Ensino Básico e Secundário.


Razões justificativas da ação


A matemática é, habitualmente, considerada uma disciplina de difícil compreensão, contudo os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como a desmotivação e o desinteresse, mas sim relacionados com a discalculia.

Este termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente.
O ensino da matemática deve ter como objetivo principal ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, é importante que os professores utilizem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração.
A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos deve ser feita com recurso a materiais manipuláveis uma vez que estes facilitam a compreensão dos conceitos e a construção de novos conhecimentos.
Neste sentido, torna-se primordial que os docentes estejam dotados de materiais que permitam realizar a diagnose da discalculia e, consequentemente, elaborem um programa de intervenção adequado que promova o sucesso escolar de cada estudante.
Os objetivos específicos são: Reconhecer sinais de alerta e as suas principais manifestações; utilizar materiais manipuláveis na implementação de estratégias de intervenção; Programar a intervenção com estratégias adequadas a cada estudante.




Contamos convosco no sábado, dia 28 de novembro, às 10h30!




Inscreva-se antecipadamente para este webinar

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO


Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.



Orador:
Rui Ramalho

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa tendo várias publicações nestes domínios.
Coordenador do Centro de Elearning de Paula Frassinetti (CEPF)




Cartaz do Ciclo de Webinars




VÍDEO





Notícias Relacionadas

FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas

FNE e AFIET dão tempo ao oceano para combater as alterações climáticas

A FNE, a Associação para a Formação e Investigação e...

21 Maio 2024

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop

FNE/AFIET e Oceano Azul promovem workshop "Dar tempo ao Oceano"

A Federação Nacional da Educação (FNE), a Associação p...

19 Abril 2024

UGT promove workshop

UGT promove workshop "Mindfulness: Serenidade e Bem estar interior"

Ciente da necessidade de serem encetadas estratégias no loc...

14 Março 2024

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

FNE/AFIET celebram Dia Internacional da Floresta com webinário

A Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação ...

7 Março 2024

Voltar