<![CDATA[Notícias]]> https://sindicatodosprofessores.pt Fri, 04 Jul 2025 07:46:38 +0100 Fri, 04 Jul 2025 07:46:38 +0100 (informacoes@spzn.pt) informacoes@spzn.pt Goweb_Rss http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[MOTOProf 2025 – 20 anos a “rolar” com os Professores]]> https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4347 https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4347

Ano após ano, a tradição repete-se em terras brigantinas, cumprindo mais um dos desígnios da Distrital de Bragança do SPZN: conviver, aproximar-se do território e promover o companheirismo, a região e a sua cultura.

No passado dia 28 de junho, a Distrital de Bragança do SPZN realizou, para os seus sócios, familiares e amigos, o já tradicional passeio de duas rodas, o MOTOProf.

À semelhança dos anos anteriores, o percurso levou-nos por vários concelhos do distrito, com o propósito de dar a conhecer ou redescobrir locais, pessoas e paisagens, num dia marcado por momentos culturais e gastronómicos memoráveis.

Este ano, mais de duas dezenas de motos rumaram em direção ao alto da Serra de Bornes, onde, no miradouro do Hotel & Spa Alfândega da Fé (antiga Estalagem da Senhora das Neves), foi possível contemplar o imenso Vale da Vilariça.

Este vale, célebre pela sua falha tectónica preenchida pelos aluviões deixados pelas cheias do Douro, Sabor e da ribeira da Vilariça, oferece ao homem terras férteis de incalculável valor. O cultivo da vinha tornou-se predominante, mas tem-se assistido ao ressurgimento da produção hortícola e frutícola, destacando-se culturas como a abóbora, o melão, o pêssego, o figo, o tomate, a couve, o feijão e os morangos.

Por estradas serpenteantes, salpicadas de pequenas povoações, o grupo seguiu até à aldeia de Vilarelhos, subindo ao Santuário da Senhora dos Anúncios, de onde foi possível admirar o vale e toda a paisagem envolvente a partir de outra perspetiva.

À hora do almoço, o destino foi a aldeia de Cabanas de Baixo, para saborear a mais emblemática iguaria do Vale do Sabor: os famosos Peixinhos do Rio, no Restaurante Lameirinho.

Após o repasto, e com o calor a apertar, o grupo dirigiu-se até à Zona Verde da cidade de Mirandela, onde os amantes das duas rodas puderam refrescar-se e dar por concluída mais uma iniciativa conjunta das delegações de Bragança e Mirandela do SPZN.

Um dia fantástico. Excelente companhia. Uma atividade única e mais um grande momento de convívio fraterno.

Obrigado a todos!

Assim, Somos Bragança. Sempre juntos!


Consulte as fotos!

 

]]>
Thu, 03 Jul 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[FNE reuniu com CHEGA]]> https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4348 https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4348 O Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, reuniu na manhã desta 5ª feira, 3 de julho, na Assembleia da República, com os deputados Maria José de Aguiar, Gabriel Mithá Ribeiro e Rui Cardoso, do Grupo Parlamentar do Partido CHEGA.

Neste encontro a FNE apresentou o seu Roteiro para a Legislatura 2025-2029 assim como o Roteiro "Pela valorização dos Trabalhadores de Apoio Educativo" para as próximas eleições autárquicas que em breve será divulgado pela FNE.



A FNE aproveitou ainda esta oportunidade para apresentar os primeiros resultados provisórios da Consulta Nacional, realizada entre os dias 13 e 27 de junho, que contou com a participação de cerca de 4.700 professores e educadores.

Os resultados finais desta consulta serão divulgados publicamente após as reuniões do Secretariado Nacional e do Conselho Geral da FNE, agendadas para os dias 18 e 19 de julho, no Luso.



Este encontro inseriu-se no conjunto de contactos institucionais que a FNE está a desenvolver com os diferentes partidos com representação parlamentar, tendo como objetivo partilhar as suas propostas para a valorização dos trabalhadores da educação e para o reforço da qualidade do sistema educativo, sublinhando a importância de um compromisso alargado em torno das questões fundamentais da escola pública.
]]>
Thu, 03 Jul 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[FNE reúne com Grupo Parlamentar do CHEGA]]> https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4341 https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4341

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se no próximo dia 3 de julho 2025, 5ª feira, pelas 11h30, com o Grupo Parlamentar do CHEGA, na Assembleia da República.

Este encontro insere-se no conjunto de contactos institucionais que a FNE está a desenvolver com os diferentes partidos com representação parlamentar, tendo como objetivo a apresentação do seu Roteiro para a Legislatura e o debate sobre diversas matérias que afetam o sistema educativo e os seus profissionais.

A FNE estará representada pelo seu Secretário-Geral, Pedro Barreiros, que, no final da reunião, estará disponível para prestar declarações aos órgãos de comunicação social.

A FNE aproveitará ainda esta oportunidade para apresentar os primeiros resultados provisórios da Consulta Nacional, realizada entre os dias 13 e 27 de junho, que contou com a participação de cerca de 4.700 professores e educadores.

Os resultados finais desta consulta serão divulgados publicamente após as reuniões do Secretariado Nacional e do Conselho Geral da FNE, agendadas para os dias 18 e 19 de julho, no Luso.

Com esta iniciativa, a FNE pretende partilhar as suas propostas para a valorização dos trabalhadores da educação e para o reforço da qualidade do sistema educativo, sublinhando a importância de um compromisso alargado em torno das questões fundamentais da escola pública.


]]>
Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[1 de julho de 2025: Mais um passo na recuperação do tempo de serviço]]> https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4343 https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4343 O processo de recuperação do tempo de serviço dos professores regista hoje mais um avanço significativo, na sequência do acordo histórico celebrado em 21 de maio de 2024 entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) e a Federação Nacional da Educação (FNE). Este acordo, alcançado após um processo de diálogo e negociação construtivos, constituiu um marco determinante na vida de milhares de professores e educadores.

O decreto-lei aprovado concretiza a recuperação do tempo de serviço que esteve congelado, num total de seis anos, seis meses e 23 dias, equivalentes a 2.393 dias. Essa recuperação decorre de forma faseada, a um ritmo médio de 25% por ano, entre 2024 e 2027, com a seguinte distribuição: 25% a 1 de setembro de 2024; 25% a 1 de julho de 2025; 25% a 1 de julho de 2026; e 25% a 1 de julho de 2027.

Hoje cumpre-se o marco da segunda tranche, um momento que merece ser destacado por representar não apenas mais um passo na reposição do tempo de serviço congelado, mas também pela concretização da dispensa de vagas para acesso aos 5.º e 7.º escalões a todos os docentes abrangidos por este processo.

Para a FNE, este acordo constitui um ato de justiça para os docentes, resultado do compromisso e do diálogo que permitiram alcançar uma solução justa, equilibrada e sustentável. Representa também um avanço com impacto real na vida dos professores, traduzindo o reconhecimento e a valorização do trabalho que desenvolveram ao longo dos anos.

Esta medida foi possível graças ao acordo alcançado entre o MECI e sete das doze organizações sindicais representativas dos docentes, tendo sido determinante o entendimento celebrado com a FNE, que permitiu desbloquear um processo há muito reivindicado pelos professores e educadores.


FNE, 1 de julho de 2025



]]>
Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0100
<![CDATA[Carreira dos professores]]> https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4346 https://sindicatodosprofessores.pt/pt/noticias/detail/id/4346 Hoje os professores recuperam mais uma parte do tempo de serviço que esteve congelado, uma consequência do acordo assinado em maio do ano passado para a devolução dos 6 anos, 6 meses e 23 dias.





Consulte aqui
]]>
Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0100