27 Maio 2025
App SPZN
O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) promoveu, nos dias 23 e 24 de maio de 2025, a sua Conferência de Organização, sob o mote “‘Re’pensar a Profissão Docente e o nosso Papel na Era da Complexidade e da Artificialidade”. O evento decorreu no Auditório da AEP, em Matosinhos, e reuniu cerca de 150 docentes, investigadores, especialistas em educação e dirigentes sindicais, num momento marcante de reflexão, debate e construção coletiva.
Num tempo de rápidas transformações sociais, tecnológicas e educativas, o SPZN desafiou a classe docente e os dirigentes sindicais a olhar criticamente para os novos contextos e a (re)afirmar o seu papel na construção de uma educação de qualidade.
O programa da conferência foi diversificado, com sessões plenárias, mesas-redondas e painéis temáticos que abordaram as grandes questões da atualidade educativa, o futuro da profissão docente e o papel do sindicalismo na defesa dos direitos dos professores.
23 de maio: Abertura com emoção, história e reflexão
Os trabalhos iniciaram-se com um momento musical, em que foi apresentada a canção “Norte da Esperança”, interpretada por Pedro Barreiros e produzida por Rodolfo Cardoso, criada especialmente para o evento. Seguiu-se a abertura oficial, com intervenções de Pedro Barreiros, Presidente da Direção do SPZN, e de João Dias da Silva, Presidente do Conselho Geral.
Um dos momentos simbólicos do dia foi a apresentação do livro “50 Anos, 50 Histórias”, pela professora Maria Arminda Bragança e pelo autor Nélson Soares, um registo precioso da história e da memória do SPZN.
A tarde encerrou com a intervenção de Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação, que partilhou uma análise aprofundada sobre os desafios da profissão docente na era da complexidade e da artificialidade, sublinhando a necessidade de novas formas de pensar e agir no campo educativo.
O segundo dia começou com intervenções de dirigentes e delegados sindicais, num balanço das conquistas e da ação contínua do SPZN em defesa da educação e dos professores. Um dos momentos centrais foi o debate sobre propostas de alteração aos Estatutos do SPZN, refletindo um verdadeiro exercício democrático e coletivo de análise sobre o futuro do sindicato.
O dia contou ainda com intervenções de destaque. Carlos Silva, ex-Secretário-Geral da UGT e membro do Comité Económico e Social Europeu, alertou para a necessidade urgente de lutar pelo reconhecimento social da profissão docente, afirmando que “há muito deixou de ser vista como incontestável, exigindo agora renovada afirmação”.
Já a eurodeputada e Vice-Presidente do Grupo do Partido Popular Europeu, Lídia Pereira, trouxe uma perspetiva europeia, sublinhando a importância da mobilização docente e do diálogo sindical. Lançou ainda interrogações desafiantes sobre o papel atual dos sindicatos e o propósito do sindicalismo no século XXI, promovendo um momento de reflexão profunda entre os presentes.
A conferência encerrou com a intervenção de Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE, que reiterou a importância do papel e da intervenção do SPZN na dignificação da profissão docente, na construção coletiva de soluções no seio da Federação Nacional da Educação – FNE, e na defesa de uma Educação e Escola de qualidade.
SPZN reafirma compromisso com os Professores e com a Educação
A Conferência de Organização SPZN 2025 foi mais do que um encontro: foi uma afirmação do valor da profissão docente, da força do sindicalismo e da urgência de repensar o papel dos professores num mundo em permanente transformação. O SPZN agradece a todos os participantes que contribuíram para este momento inspirador e reforça a sua missão de continuar a lutar por uma escola inclusiva, democrática e transformadora.
GALERIA DE FOTOS: https://flic.kr/s/aHBqjCfpkx
DISCURSO DE ABERTURA: https://spzn.pt/pt/noticias/go/destaques-abertura-da-confer-ncia-de-organiza-o-spzn-2025
PROGRAMA: https://spzn.pt/uploads/documentos/documento_1747672354_4030.pdf
Notícias Relacionadas
Conferência de Organização SPZN 2025
O Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) promoveu, n...
27 Maio 2025
2 anos de mandato de Pedro Barreiros
A 21 de maio de 2023, Pedro Barreiros sucedia a João Dias...
26 Maio 2025
21 de maio 2025: Um ano depois de uma conquista histórica para os docentes portugueses
Faz hoje precisamente um ano que a Federação Nacional da...
23 Maio 2025