29 Abril 2019
Atualidade
45 anos de Sindicalismo responsável ao serviço dos Professores e da Educação.
Foi no dia 30 de abril de 1974 que um grupo de professores do norte do País reuniu em Assembleia, convocada nesse mesmo dia, através da Rádio e da Televisão.
Nessa Assembleia, foi decidida a criação do Sindicato dos Professores da Zona Norte e foi escolhida uma Direção Provisória, encarregada de elaborar os estatutos, trabalhar para a sindicalização dos professores e preparar a primeira eleição dos Corpos Gerentes.
Foi assim, criado o primeiro Sindicato após a conquista da democracia – o nosso SPZN.
Os professores do ensino público já podiam associar-se e sindicalizar-se no SPZN.
Esta, foi a primeira grande etapa do processo de 45 anos do SPZN. Uma etapa de muitos sonhos, muita determinação e muita ambição e que passados 45 anos continuam a fazer parte da vida do SPZN.
Prestamos a nossa homenagem a todos os que, desde 30 de abril de 1974 e, até hoje - dirigentes sindicais, delegados sindicais e associados trabalharam e exerceram a sua ação, contribuindo para que o SPZN seja um Sindicato forte, vivo, interventivo, reivindicativo, capaz de fortes lutas e de grandes conquistas, sempre ao serviço dos Professores e da Educação.
Muitas foram as lutas. Muitas foram as conquistas para a dignificação e valorização dos Professores.
Vivemos, hoje, tempos difíceis e complexos. Estão em causa direitos conquistados. Grandes são os desafios que temos pela frente.
Tal como em 30 de abril de 1974, a nossa força, determinação, trabalho e os nossos sonhos farão com que o SPZN continue a ser um grande Sindicato de Professores, um Sindicato de referência no movimento sindical e, de modo especial, de referência para os Professores.
O SPZN continuará na defesa intransigente de melhores condições de trabalho, continuará a combater o trabalho precário, continuará a lutar pela dignificação e valorização dos Professores.
Parabéns a todos que fazemos parte da vida do SPZN.
Viva o SPZN
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir
Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...
16 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024