23 Fevereiro 2017
Destaques
Razões justificativas da ação
Com esta ação pretende-se que os educadores e professores questionem a sua cultura docente, investindo no intercâmbio de práticas bem sucedidas e em aprendizagens mútuas,
tendo em conta as características gerais das crianças do século XXI. Pretende-se ainda que os educadores e professores identifiquem as causas de stress em sala de aula, questionem
as origens das mesmas, promovam estratégias de contornar o problema. A estratégia de formação exige repensar práticas pedagógicas e posturas organizacionais que estimulem e
desenvolvam atitudes autónomas, participativas e colaborativas, com base em conceitos como reflexividade e autonomia, possibilitando a emergência de processos de ensino mais
criativos e inovadores, incluindo o empreendedorismo, a todos os níveis de ensino e educação.
Objetivos a atingir
Com esta proposta ação pretende-se:
• Problematizar o paradigma cultural/educativo contemporâneo
• Permitir uma maior consciência do trabalho docente realizado e suas implicações
• Aumentar a sensibilidade pedagógica dos docentes envolvidos
• Desenvolver a cultura da cooperação entre pares.
• Estimular a competência formativa, implicando os docentes no questionamento e na reconfiguração de práticas profissionais.
Formadora: Joana Leite
Licenciada em Química Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Portadora de habilitação profissional para a docência desde 2003 conferida pena
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Mestre em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Ciências Sociais do Centro Regional
de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Doutoranda em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar pela Faculdade de Educação e Psicologia do Centro
Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
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