secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

Em dia de reencontros, SPZN celebra 50 anos com todas as delegações


23 Maio 2024

Atualidade

Em dia de reencontros, SPZN celebra 50 anos com todas as delegações
No passado dia 18 de maio de 2024, o Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) promoveu um almoço de comemoração do seu 50.º aniversário, contando com a presença de dirigentes, delegados, funcionários e colaboradores de todas as delegações da zona norte.

Como convidados, estiveram presentes a ex-presidente do SPZN, Lucinda Manuela Dâmaso, o Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão, o Secretário-Geral da FESAP, José Abraão, o Secretário-Geral da CPLP-SE, José Augusto Cardoso, o Presidente da Associação Agostinho Roseta, Luís Azinheira, e a presidente da CNASTI, Fátima Pinto, assim como os presidentes de sindicatos filiados da FNE e membros do Secretariado Nacional.

Neste dia em que se celebravam os 50 anos de existência do SPZN, a Casa das Tílias serviu de cenário ao reencontro de amigos e colegas - alguns já aposentados - que, em conjunto, trabalharam e continuam a trabalhar em prol dos direitos dos Professores. Entre sorrisos e nostalgia, relembrou-se a história do primeiro sindicato de Professores em Portugal - fundado a 30 de abril de 1974 -, com um legado que inclui já várias gerações. Com efeito, ao longo destes 50 anos, muitas foram as conquistas e obstáculos superados pelo SPZN, fruto da união e empenho de todos os que trabalharam para e com o sindicato.

Neste seguimento, Pedro Barreiros, Presidente do SPZN, aproveitou a ocasião para manifestar o seu apreço pelo trabalho fundamental de todos os dirigentes, delegados, sócios, funcionários e colaboradores na missão de dignificar a carreira docente. "Graças à nossa união e força coletiva, conquistamos condições de trabalho mais dignas para os professores, lutamos por melhores salários e pela valorização da carreira docente e contribuímos significativamente para a democratização do ensino em Portugal", começou por dizer.

Porém, para o Presidente do SPZN, ainda há um longo caminho a percorrer. De facto, "vivemos tempos de grandes mudanças e incertezas, com novos desafios que se colocam à Educação e à profissão docente". Tal leva a que, segundo Pedro Barreiros, tenhamos que estar "preparados para os desafios e oportunidades do século XXI e continuar a lutar pelo investimento num ensino de qualidade". "Para alcançarmos estes objetivos, é fundamental estarmos unidos e mobilizados para tornar o SPZN a cada dia melhor, mais representativo, ativo e presente, como um porto seguro e um aliado incondicional, para apoiar e defender, de forma responsável, os nossos associados e lutar por um futuro melhor para todos", sustenta.

Pedro Barreiros concluiu, assim, o seu discurso, com a convicção de que "juntos, somos o futuro sindical que os professores merecem". Posteriormente, cantaram-se os parabéns e seguiu-se para o corte do bolo, com a presença de personalidades relevantes na história do SPZN.


Galeria de fotos:

Almoço de comemoração do 50.º Aniversário do SPZN


Notícias Relacionadas

Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.

Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.

A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...

23 Outubro 2024

Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir

Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir

Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...

16 Outubro 2024

Plano de ação para a Comunicação Social

Plano de ação para a Comunicação Social

UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...

15 Outubro 2024

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...

13 Outubro 2024

Voltar