secretariado@spzn.pt https://sindicatodosprofessores.pt/uploads/seo/big_1714128161_9668_big_1711985899_8530_spzn_logo_new.png

FNE pede reuniões a grupos parlamentares


28 Março 2018

Atualidade

FNE pede reuniões a grupos parlamentares
A FNE pediu reuniões a todos os Grupos Parlamentares, na sequência da situação de impasse a que chegaram as negociações com o Ministério da Educação a propósito de todas as matérias que constavam da Declaração de Compromisso assinada em 18 de novembro passado.

Estes encontros justificam-se ainda mais pelo facto de a própria Assembleia da República ter aprovado, em dezembro, uma Recomendação ao Governo para que, nas negociações para a recomposição da carreira, seja considerado todo o tempo de serviço congelado.

A verdade é que o Governo tem tido uma perspetiva muito curta do alcance daquele compromisso e tem vindo a adiar as decisões mais significativas.

Deste modo, nestes encontros com os Grupos Parlamentares, a FNE solicitará que estes intervenham junto do Governo, no sentido de cumprir inteiramente a Recomendação aprovada e que consta da Resolução nº 1/2018 sobre a recuperação integral do tempo de serviço congelado.

Mas a FNE levará para estes encontros outras matérias que constam da declaração de compromisso, bem como outras ainda que afetam todos quantos trabalham em Educação.

Incluem-se aqui as condições em que se operará o reposicionamento em carreira dos docentes indevidamente retidos no índice 167, a definição de novas orientações sobre a organização do tempo de trabalho dos docentes (incidindo na definição correta do conteúdo da componente letiva e dos limites da componente não letiva de estabelecimento), a determinação de um novo quadro de consideração do especial desgaste profissional e do imprescindível rejuvenescimento do corpo docente, os próximos concursos (quer o externo, quer o interno extraordinário), para os quais se impõe a alteração de aspetos significativos do seu desenvolvimento, e as questões relativas à insuficiência dos trabalhadores não docentes, para além da abertura de negociações para o restabelecimento das carreiras especiais destes trabalhadores.

Trata-se, assim, de um conjunto de matérias significativo e extenso que a FNE pretende apresentar aos Grupos Parlamentares, nesta ronda de encontros.

Porto, 28 de março de 2018


Notícias Relacionadas

Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.

Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.

A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...

23 Outubro 2024

Plano de ação para a Comunicação Social

Plano de ação para a Comunicação Social

UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...

15 Outubro 2024

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas

A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...

13 Outubro 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Colocações no Ensino Superior 2024

Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...

25 Agosto 2024

Voltar