15 Fevereiro 2023
Atualidade
Está a decorrer, desde o dia 13 de fevereiro, a Semana de Luto e de Luta nas escolas de toda a zona norte. Até ao dia 17 de fevereiro, os professores vão continuar, como nos últimos dias, a concentrar-se em frente aos estabelecimentos escolares, como forma de demonstrar a sua insatisfação com as propostas do Ministério da Educação, através de faixas negras nos muros e gradeamentos, bem como cartazes com frases de protesto.
Depois da grande jornada que foi a Manifestação Nacional do dia 11 de fevereiro, em que mais de 150 mil educadores e professores de todo o país se uniram para valorização da carreira docente, não se esgotou a necessidade de mostrar ao Governo que não desistimos de exigir as respostas que deve trazer para a negociação.
Hoje, dia 15 de fevereiro (bem como no dia 17) de 2023, o Ministério da Educação (ME) volta a reunir com os sindicatos de professores para discutir o Diploma de Seleção e Recrutamento de Pessoal Docente. Perante as propostas insatisfatórias apresentadas pelo ME para esta reunião, adensa-se a sensação de luto por parte da classe docente, mas cresce proporcionalmente a vontade de continuar a lutar por aquilo que é o mínimo a ser exigido - respeito.
Como tal, incentivamos a que todos os professores portugueses adiram à iniciativa “Luto&Luta”, sendo esta uma das várias formas de protesto previstas para as próximas semanas.
Veja, através da galeria, os protestos dos professores que já aderiram à iniciativa:
Notícias Relacionadas
A Escola Pública entre desafios antigos e novos caminhos
Ano após ano, regressamos sempre ao mesmo ponto: a falta ...
9 Setembro 2025
2.ª Reserva de recrutamento
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não...
5 Setembro 2025
Mensagem de Pedro Barreiros, na abertura do ano escolar 2025/2026
Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE e Presidente do SP...
1 Setembro 2025