22 Maio 2022
Destaques
Intervenção do Presidente da Direção do SPZN
Ex.mo Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Geral
Caras e caros membros dos corpos gerentes eleitos,
Caras convidadas e caros convidados,
Colegas,
A minha primeira palavra é dirigida, em forma de agradecimento, a todos os sócios e a todas as sócias do SPZN, que no passado dia 10 de maio, deram um inequívoco sinal de vitalidade interna, através de uma expressiva e importante participação no ato eleitoral para os corpos gerentes, que hoje tomam posse, bem como a todos que pertencendo e apoiando o SPZN o tornam um ator relevante e importante na sociedade portuguesa.
O mandato que os sócios nos cofiaram para o quadriénio 2022-2026:
- responsabiliza-nos: no cumprimento do programa apresentado;
- incentiva-nos: na concretização do plano de ação aprovado;
- reforça-nos: na construção de novas equipas, de novas dinâmicas e formas de fazer;
- norteia-nos: naquela que será a nossa atuação, baseada num sindicalismo democrático, reformista, ativo, participativo, sério e promotor de mudanças consideradas benéficas para os docentes de todos os setores e níveis de ensino que representamos.
Neste momento que abre um novo e desafiante ciclo na vida do SPZN, quero agradecer aos convidados presentes, que aceitaram estar aqui connosco, neste simbólico, mas importante momento na vida do Sindicato dos Professores da Zona Norte.
Ao Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão (ver vídeo)
À Presidente da UGT: Lucinda Manuela Dâmaso (ver vídeo)
Ao Secretário-Geral da FNE: João Dias da Silva (ver vídeo) e ao Vice-Secretário Geral, José Ricardo
Ao Secretário-Geral da FESAP: José Abraão (ver vídeo)
Aos Presidentes e representantes dos sindicatos filiados na FNE.
Saúdo também a presença dos representantes das demais organizações nas quais o SPZN é filiado: AFIET; AAR; CNASTI e UGC.
Saúdo e agradeço a presença, que muito me honra:
- do Secretário-Geral da CPLP-SE – José Augusto Cardoso
- do Secretário-Geral do SINDEL – Rui Miranda
- do Presidente da CONFAP- Jorge Ascenção
- do presidente da ANDAEP – Filinto Lima
Saúdo também um conjunto de dirigentes, colegas e amigos que acompanharam o meu percurso sindical e com os quais muito aprendi. Ao Luís Costa; Maria Arminda Bragança; Hugo Soares; Luísa Fernandes e ao Carlos Silva, entre outros aqui presentes, o meu muito obrigado. A vossa presença é uma honra.
Uma palavra especial a todos os trabalhadores do SPZN, aqui presentes, assim como aqueles que, não podendo estar hoje connosco fazem parte e ajudam diariamente, através do seu empenho e dedicação, todos aqueles que o SPZN representa. Sem estes tudo seria mais difícil.
Uma palavra de gratidão, pelo legado deixado, aos que hoje terminam as suas funções nos Corpos Gerentes do SPZN e que deram o melhor de si na defesa desta nobre causa.
Mas se há uns que saem, outros há que ficam e outros ainda que entram pela primeira vez. Para esses as boas-vindas e o pedido de empenho, de esforço, de dedicação por esta causa de defesa dos direitos dos professores, educadores, formadores e investigadores, que representamos e por uma Educação de qualidade.
Mil palavras… não bastariam para agradecer à minha família, todo o apoio incondicional que me tem permitido abraçar este projeto sindical e agora o desafio de o liderar. Sem esse apoio incondicional nada faria sentido.
Caros colegas e convidados,
O nosso compromisso com uma sociedade mais justa, solidária e democrática é um dos pilares da nossa ação sindical e, por isso, a importância da nossa participação de forma ativa e empenhada na União Geral de Trabalhadores – UGT.
A valorização dos educadores, professores, formadores e investigadores, sejam eles do sector público, do privado ou do social é uma urgência permanente e um objetivo que temos de agarrar com toda a força. Estamos convictos de que a FNE é o espaço certo para continuar a abraçar este desafio e esta luta. Bem como no seio da Administração Pública se torna essencial o reforço da FESAP, através da nossa participação e envolvimento.
Neste dia em que marcamos o arranque para mais uma etapa da nossa vida coletiva, importa respeitar e valorizar o passado, o trabalho e a dedicação daqueles que nos permitiram chegar até aqui, pelo que se impõe e considero de inteira justiça um reconhecimento especial, aos anteriores Presidentes com os quais trabalhei, muito aprendi e foram essenciais na minha formação sindical: o João Dias da Silva e a Lucinda Manuela Dâmaso. Obrigado por terem ajudado a construir esta bela história sindical. Contem com a energia, hoje renovada, da Direção do SPZN, para continuar a construir esse caminho.
O SPZN acaba de comemorar o seu 48º aniversário, foi o primeiro sindicato de Professores criado após o 25 de abril em 1974. A geração que criou o Sindicato dos Professores da Zona Norte, já começou, quase toda, a cruzar a linha da aposentação…. Importa ter presente que no ensino público 52% dos docentes têm mais de 50 anos, que 98% tem mais de 30 anos, que 48% estão nos primeiros quatro escalões da carreira, o que demonstra um acentuado envelhecimento do corpo docente e a necessidade e urgência do seu rejuvenescimento e valorização profissional. É um desafio que temos de assumir, pelo que será cada vez mais, importante ouvir, estar próximo dos sócios, facilitar o seu envolvimento e participação no sindicato.
É essencial e vital realizar ações concretas em prol dos colegas que representamos.
É nosso dever garantir direitos conquistados, valorizar as carreiras e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir salários adequados, condições de trabalho dignas e o respeito pela profissão docente.
Acredito que JUNTOS seremos capazes!
Somos Futuro!
Viva o SPZN!
Galeria ⇓
Notícias Relacionadas
Resultados do inquérito às direções de Agrupamentos e escolas não agrupadas
A Comissão Executiva da FNE reuniu esta manhã e analisou...
2 Outubro 2024
Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 02
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não C...
9 Setembro 2024
Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01
Reserva de recrutamento 2024/2025 n.º 01 02-09-2024 ...
2 Setembro 2024
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – Reclamação
Mobilidade de docentes por motivo de doença 2024/2025 – R...
29 Agosto 2024