30 Abril 2017
Atualidade
43º aniversário do SPZN
43 anos – Pelos Professores
O SPZN comemora neste dia 30 de abril de 2017 o seu 43º aniversário. Foram 43 anos ao serviço dos Professores e da Educação. Foram 43 anos de grandes conquistas, de fortes negociações e, sempre que necessário, de grandes lutas. Fazer memória de todos os ganhos que o SPZN teve, para os Professores, leva-nos a dizer de modo firme e convicto que o SPZN cumpriu a sua função de defesa de todos quantos representa.
Nesta comemoração dos 43 anos do SPZN não podemos deixar de lembrar, de modo reconhecido, todos os que, logo após o 25 de abril de 1974, conscientes do seu papel na sociedade e também conscientes das suas más condições e trabalho e fracas remunerações, entenderam que, só unidos em torno de uma organização sindical, poderiam atingir melhores condições de trabalho e salários dignos. Este grupo de professores, sem qualquer experiência sindical, sem meios, mas animados de uma forte vontade da construção de uma profissão docente valorizada tiveram a consciência que só um sindicato os poderia defender. Tornou-se assim, passados cinco dias do início da nossa democracia, o Sindicato de Professores da Zona Norte, o primeiro sindicato de professores representativo de professores do setor público. A dinâmica, a vontade de mudança, o querer e acima de tudo o ACREDITAR que, unidos em torno de uma causa, levaram a que milhares de professores aderissem ao SPZN.
Vivemos hoje, tempos muito difíceis. Foram impostas medidas lesivas para todos os professores e que seriam muito mais graves, não fosse a intervenção do movimento sindical. O SPZN tem cumprido a sua função de tudo fazer para combater as imposições a que temos estado sujeitos.
Este é o momento em que todos, mas mesmo todos, devemos estar unidos e apoiantes do SPZN na sua ação.
Este é o momento em que não podemos estar conformados.
Este é o momento em que temos que ACREDITAR que, com a nossa dinâmica e a nossa força, seremos capazes de melhorar a vida profissional de milhares de professores, educadores, investigadores e formadores que, gostando da sua profissão, estão cansados, esgotados, merecendo mais reconhecimento e uma maior valorização. O exemplo de todos os que construíram, em 30 de abril de 1974, o SPZN e o dos que a ele aderiram terá que ser para nós um estímulo, uma responsabilidade e um desafio.
Vamos continuar a fazer do SPZN o grande sindicato de professores. A sua força será a força dos seus associados. Somos milhares. Unidos, vamos conseguir mais e melhor para os professores, mais e melhor para a Educação.
Nesta comemoração dos 43 anos do SPZN, uma palavra de apreço e reconhecimento a todos os que, ao longo destes anos, fizeram do SPZN um sindicato forte, vivo, sempre ao serviço dos que representa.
Viva o SPZN
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024
Colocações no Ensino Superior 2024
Veja os resultados da primeira fase das colocações no en...
25 Agosto 2024