15 Julho 2024
Atualidade
A Federação Nacional da Educação (FNE) assinala positivamente a vinculação de 6612 docentes, número que, somado aos quase 8 mil que ingressaram em 2023, permite registar que, no período de um ano, vinculassem quase 15 mil docentes.
Sendo números muito significativos, que não deixam de refletir a dimensão excessiva da precariedade existente na profissão, ainda assim estão muito aquém das reais necessidades das Escolas.
A FNE constata também que houve uma grande mobilidade de docentes uma vez que cerca de 35 mil conseguiram mudar de escola. Esta mobilidade, que certamente vem ao encontro do desejo de muitos docentes de trabalhar numa escola mais próxima da sua área de residência, ou na escola com a qual mais se identificam em termos de projeto educativo, não deixará de representar mais um desafio para as escolas e para os seus profissionais.
De assinalar que os sindicatos da FNE estão a acompanhar algumas situações menos claras que resultaram da publicação das listas definitivas de ordenação, de exclusão, de colocação e de não colocação dos Concursos Interno e Externo 2024/2025, casos que irão merecer a intervenção da FNE junto da DGAE/MECI.
Apesar do elevado número de vinculações no período de um ano, a FNE considera que, ainda assim, está muito longe de corresponder às necessidades das escolas. Uma Escola de qualidade não é compaginável nem com a falta de docentes, nem com o recurso sistemático a candidatos sem as devidas habilitações profissionais.
Comunicado em PDF
Notícias Relacionadas
Medicina do Trabalho - Um passo em direção à valorização dos profissionais da Educação.
A Federação Nacional da Educação, FNE, congratula-...
23 Outubro 2024
Administração e Gestão Escolar - avaliar para corrigir
Decorreu esta tarde no auditório do Sindicato Professores...
16 Outubro 2024
Plano de ação para a Comunicação Social
UGT exige debate público e diálogo com os sindicatos Po...
15 Outubro 2024
Professores exigem justiça: FNE entrega abaixo-assinado ao MECI com 4.269 assinaturas
A Federação Nacional da Educação (FNE) entregará...
13 Outubro 2024