Após a realização de 157 Plenários/reuniões sindicais, realizados entre os dias 28 de outubro e 22 de novembro de 2019, em diversas escolas dos Distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, foram obtidas e validadas, através do questionário disponibilizado na página de internet do SPZN e em suporte de papel, 1715 respostas, cujos resultados apresentamos no presente relatório.
Este relatório, mais não é que um apuramento dos dados recolhidos, permitindo-nos fazer uma análise a cada uma questões colocadas. Resumidamente podemos perceber a distribuição da participação, por grupos disciplinares, zona geográfica/distritos e das reivindicações que merecem maior aceitação, bem como a identificação de outras, propostas pelos participantes.
Este é um instrumento de trabalho, que importa analisar para melhor perceber aquilo que os professores e educadores, que representamos, nos transmitem como sendo as suas principais e mais urgentes reivindicações.
Se as 1715 respostas recebidas, nos permitem aferir alguns dados, a continuidade da ação sindical de proximidade, junto dos colegas e nas escolas, permitir-nos-á certamente reforçar a validação das respostas dadas e contribuir para uma cada vez melhor ação reivindicativa, tornando-a o mais representativa possível da opinião e interesses dos colegas que representamos.
A ação sindical que defendemos e pretendemos promover não pode ser assente em ideias vagas e representativas de qualquer interesse pessoal ou de pequenos grupos, mas sim feita através de dados objetivos que nos ajudem a tomar as decisões mais corretas e que melhor defendam os professores, educadores, formadores e investigadores, que representamos.
Comissão Permanente do SPZN
RELATÓRIO FINAL PARA CONSULTA:https://www.spzn.pt/uploads/documentos/documento_1581300147_8440.pdf