14 Outubro 2015
Destaques
À semelhança das edições anteriores, o Estado da Educação 2014 apresenta indicadores de referência do sistema educativo que permitem caracterizar a rede escolar, a população escolar e a oferta educativa e formativa, o corpo docente, a avaliação e os resultados escolares e o financiamento público da educação, dos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Para além disso, o relatório conta com a introdução, assinada pelo Presidente do Conselho Nacional de Educação, Professor David Justino, na qual se aponta para a necessidade de uma estratégia a médio e longo prazo para a política pública educativa, nomeadamente em domínios que não são passíveis de transformação com medidas de curto prazo. Destacam-se entre estes a educação de infância e a necessidade de uma visão integrada da mesma, o sucesso escolar e as elevadas taxas de retenção, a condição docente, a estabilidade do currículo e o tipo de conhecimento e competências a ensinar e a desenvolver nas escolas da sociedade atual e, por fim, o ajuste das qualificações à estratégia de desenvolvimento do país.
A publicação termina com treze artigos de investigação sobre temas que foram ao longo do último ano debatidos em iniciativas promovidas pelo CNE, tais como a organização escolar, a avaliação externa e interna das escolas e das aprendizagens dos alunos, a formação de professores, a orientação vocacional e o ensino superior.
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