Numa ação conjunta do Grupo Coral dos Professores do Porto (GCPP) e do SPZN, a Casa da Cultura de Paranhos recebeu, na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro de 2024, a sessão "Liberdade de Movimentos". Este evento contou com um espetáculo de dança das professoras que frequentam a disciplina de Dança do Programa Letivo dos Aposentados do SPZN, lecionada pela professora e coreógrafa Maria Alexandra Pacheco.Esta ação decorreu no âmbito das sessões "Porque hoje é Sexta", promovidas pela Junta de Freguesia de Paranhos e pelo Grupo Coral dos Professores do Porto, que, este ano, serão subordinadas ao tema "Abril, 50 anos depois". Tal como a Revolução dos Cravos, também o SPZN celebra, em abril deste ano, o seu 50.º aniversário, facto que levou a que a dirigente sindical responsável pelos Aposentados SPZN, Manuela Felício, fizesse referência à Memória perpetuada pelos nossos professores aposentados. "Se muitos dos que atualmente usufruem de uma sociedade democrática já nasceram em Liberdade, os Aposentados SPZN são exemplo das testemunhas da luta contra a ditadura, recordando vivamente esse período da nossa História em que encontros como o de hoje se revelariam utópicos", referiu.
Assim, homenageando a liberdade criativa e de expressão, deu-se início ao espetáculo do Grupo de Dança do SPZN, onde foram apresentados vários estilos, desde a Tarantella à Dança de Roda/Circular, sem esquecer o nosso prestigiado Fado.
Esta iniciativa veio, uma vez mais, enaltecer o trabalho desenvolvido pelo SPZN junto dos seus associados, promovendo o bem-estar e enriquecimento cultural. De facto, as Professoras que compõem este grupo fazem da dança uma atividade semanal, sendo esta uma forma de reduzir significativamente o risco de demência, adquirindo-se maiores reservas cognitivas, desenvolvendo a inteligência, a memória muscular, o equilíbrio e retardando mesmo o envelhecimento.
Observe o retrato deste evento dedicado à Dança e à Liberdade, na galeria de fotos a seguir: